Patos de Minas: Hospital Regional Antônio Dias comemora 87 anos com programação diversificada

Inaugurado em 1930, o hospital é referência regional em atendimento de urgência e emergência para uma população de, aproximadamente, 600 mil habitantes, dos 30 municípios da macrorregião Alto Paranaíba-Noroeste.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Reprodução

O Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), localizado no centro de Patos de Minas, foi inaugurado em meados de 1930 e este ano completa 87 anos. Para celebrar a data, desde ontem (07), diretores e funcionários da instituição tem realizado diversas atividades. Hoje (08), acontece a comemoração oficial e a celebração de uma missa.

A história do HRAD é de conquista e desafios. Nos anos de 1960, o hospital passou a ser administrado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Por dois anos, de 1975 até outubro de 1977, o hospital foi conduzido pela Fundação Ezequiel Dias e, desde 1977, passou a ser uma unidade da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais.

- Continua depois da publicidade -

Nos anos de 1980, o Hospital Regional tinha caráter assistencial, já que não havia muitas unidades assistenciais para a população carente da cidade; também já serviu de clausura para as irmãs de caridade, que atendiam crianças órfãs, pessoas carentes e os excluídos sociais daqueles tempos. Além dessa população, elas recebiam um grande número de doentes mentais, que ali eram atendidos por não haver uma instituição mais adequada na região. Ainda nos anos 80 foram construídos os pavilhões de psiquiatria e de isolamento e a constituição da Associação de Amigos do Hospital, formada por produtores rurais de Patos de Minas, que construíram o Pronto Atendimento.

Em 2017, o HRAD completa 87 anos de implantação e, desde então, a unidade hospitalar passou por reformas físicas e assistenciais e, atualmente, é referência regional em atendimento de urgência e emergência em pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, toxicologia, neurologia, neurocirurgia e ginecologia e obstetrícia, para uma população de cerca de 600 mil habitantes dos 30 municípios da macrorregião Alto Paranaíba-Noroeste de Minas Gerais. São realizados atendimentos ambulatoriais eletivos em ortopedia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, cirurgia plástica reparadora, buco-maxilo facial, odontologia para pacientes portadores de necessidades especiais. A Unidade tem convênios com instituições de ensino técnico e superior na formação de profissionais na área de saúde e Residência Médica em Clínica Geral.

O hospital, atualmente, conta com, aproximadamente, 799 servidores, com 116 leitos, sendo 9 leitos de CTI Adulto sendo um para isolamento; 6 leitos de CTI Neonatal, 3 CTI Neo-intermediário, 25 leitos de Clinica Médica sendo um para isolamento, 24 leitos para cirurgia geral, 10 leitos para Pediatria, sendo um para isolamento, 16 leitos para Ortopedia cirúrgica , sendo um para isolamento e 17 leitos de alojamento conjunto, sendo, 2 para obstetrícia clínica e 13 para obstetrícia cirúrgica.

Em comemoração aos seus quase 100 anos de existência, a direção do HRAD idealizou uma programação especial para celebrar junto à população patense seus anos de implantação. Confira:

08/08 – Terça-Feira
17h – Celebração de Missa pela Pastoral da Saúde.
18h – Comemoração de aniversário de 87 anos.

09/08 – Quarta-Feira
8h30 – Café e conversa com a direção na sala DIH;
10H30 – Ginástica laboral na Clínica Médica;
15h30 Café e conversa com a direção, na sala DIH.

10/08 – Quinta-Feira
19h30 – Apresentação do Coral da Associação Médica pelos coordenadores do Hospital.

11/08 – Sexta-Feira
14h30 – Café com a direção assistencial na sala de enfermagem;
15h30 – Cessão de cinema no SESC com o filme “IEP” no ambulatório de retorno.

*com informações da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais
Fotos: Reprodução Internet/GoogleMaps e Patos Agora.

- Continua depois da publicidade -

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -