Patos de Minas conquista título no Campeonato Feminino de basquete em cadeira de rodas

O título inédito para a equipe, conhecida também como Valkirias, foi conquistado em uma campanha de sete vitórias em sete jogos.

Compartilhe!

Patos de Minas conquista título no Campeonato Feminino de basquete em cadeira de rodas
Foto: Divulgação

A Associação Paraolímpica Patense (APP-MG) venceu o Campeonato Brasileiro feminino de basquete em cadeira de rodas, neste domingo, 13, no Centro de treinamento paralímpico, em São Paulo.

O título inédito para a equipe, conhecida também como Valkirias, foi conquistado em uma campanha de sete vitórias em sete jogos. Na decisão, o time de Minas Gerais derrotou a equipe Irefes, do Espírito Santo, por 59 a 50. A partida final da competição foi exibida ao vivo pelo SporTV2. Foi a primeira transmissão pela televisão de um jogo do principal campeonato nacional de basquete em cadeira de rodas feminino.

“É uma emoção muito grande. A gente veio fazendo bons jogos. Chegar aqui na final e levar a medalha de ouro é muito importante para nosso projeto. Mostra que estamos evoluindo, crescendo, estou muito feliz”, comemorou”, comemorou Geisa Vieira, da APP.

O Irefes havia sido campeão no ano passado. Paola Klokler, jogadora da equipe e da Seleção Brasileira, disse que seu time fez um bom trabalho, mesmo com a derrota na final. “Acho que nossa maior força é a equipe, o coletivo. Apesar da derrota, conseguimos mostrar que o coletivo está aqui. Perdemos jogadoras logo antes do campeonato {por lesão], tivemos de reestruturar a equipe, mas isso não mudou nossa força, chegamos à final, fizemos um excelente campeonato. Estamos vivos e felizes com o que estamos fazendo”, afirmou.

A cestinha do jogo foi a atleta canadense Arinn Young, também conhecida como Juice. Pelo Irefes, a maior pontuadora foi Silvelane Oliveira, com 23 pontos.

A vantagem da equipe mineira começou a ser construída já no primeiro quarto, encerrado em 16 a 8 para a APP. Ao final do segundo quarto, a diferença ficou em sete pontos (30 a 23), distância mantida no terceiro quarto (43 a 36). A diferença entre os dois times foi ainda ampliada no quarto final, encerrado em 59 a 50 para o time de Patos de Minas.

No sábado, o All Star Pará garantiu a terceira colocação ao vencer a Adesul por 63 a 42.

A primeira fase da competição, encerrada na sexta-feira, 11, ocorreu em chave única, com todos os times jogando contra todos.

O Brasileiro contou com seis equipes dos estados do Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo: All Star Rodas Pará – Banco da Amazônia, All Star Rodas Belém – Banco da Amazônia, ambas do Estado do Pará, Associação D’Eficiência Superando Limites – ADESUL do Ceará, Associação Desportiva de deficientes físicos de São Gonçalo – ADD SG – Navebrás do Rio de Janeiro, Associação Paraolímpica Patense – APP/UNIPAM/DB de Minas Gerais, e Instituto Reabilitacional e Esportivo para deficientes físicos do Espírito Santo – IREFES/SESPORT do Espírito Santo.

O campeonato é uma realização da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC) com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Todos os jogos também foram transmitidos pelo canal de YouTube da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC).

Patrocínio

O basquete em cadeira de rodas é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Compartilhe!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

REPORTE DE REPORTAGEM

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.