Patos de Minas começa a aplicar vacina ACWY contra meningite

O imunizante é indicado para crianças de 11 e 12 anos.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
ACWY Vacina
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

A nova vacina ACWY, que protege contra quatro tipos de meningite, já está disponível nas unidades de saúde da família (USFs). O imunizante é indicado para crianças de 11 e 12 anos, sendo um complemento da vacinação administrada no primeiro ano de vida. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, este ano houve a ampliação do calendário vacinal, devendo ser vacinados também adolescentes que completarem 13 ou 14 anos até 31 de dezembro de 2021.

Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2015 a 2019, mais da metade dos casos de meningite no Brasil aconteceram com indivíduos acima de 15 anos de idade. Uma das explicações para esse fato é que até 20% dos adolescentes podem estar contaminados pela doença sem manifestar sintomas. Isso contribui para a infecção de outras pessoas e representa perigo para populações mais vulneráveis ou que ainda não estejam com o esquema vacinal completo.

“Uma das maneiras mais eficazes contra a meningite é a vacinação. Por isso é importante que os pais dos adolescentes procurem a vacina nas unidades de saúde da família”, informou a encarregada de imunização da Secretaria de Saúde, Lílian Amorim. “Apesar do momento delicado que estamos vivendo, manter o cartão de vacinas atualizado é essencial para nossa proteção e daqueles com quem convivemos”, acrescentou.

A vacinação ocorre diariamente das 7h30 às 16h30 nas USFs. Para aplicação do imunizante, pais ou responsáveis devem levar seus filhos na unidade de referência no horário indicado. É necessária também a apresentação de documento pessoal e caderneta de vacinação do menor.

A doença – A meningite pode ser causada por diferentes agentes, como bactérias, fungos e vírus. Sua forma mais grave geralmente é a bacteriana que, além de evoluir rápido, é altamente letal. A enfermidade é considerada endêmica no Brasil, ou seja, manifesta-se com frequência em determinadas regiões do país, por isso a importância de se combatê-la.

Os principais sintomas da meningite meningocócica são febre alta, dor de cabeça forte, náuseas e vômitos, rigidez na nuca (com dificuldade para dobrar o pescoço), sonolência e cansaço excessivo, intolerância à luz e ruídos, manchas roxas na pele.

Fake news – Tem circulado pelas redes sociais uma mensagem informando que há postos de saúde com as geladeiras cheias de doses da vacina ACWY com risco de vencer. Embora a vacinação contra essa doença seja recente, a informação não corresponde à realidade vivenciada em Patos de Minas. As unidades de saúde possuem doses dessa vacina, pois agora ela faz parte do calendário de vacinação, mas não é verídico que elas estejam próximo da data de vencimento.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente de seu respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.