Patos de Minas anuncia várias mudanças na saúde pública; confira

O Hospital São Lucas será fechado por completo na segunda-feira (18).
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Falcão e Ana Caixeta - Patos de Minas
Luís Eduardo Falcão, prefeito de Patos de Minas, e Ana Carolina Caixeta, Secretária Municipal de Saúde
Foto: Igor Nunes (Patos Notícias)

O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), e a Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Caixeta, concederam entrevista coletiva no final da tarde desta sexta-feira (15/10).

No início do pronunciamento, Falcão disse que enfrentou a pandemia com poucos recursos e ressaltou que o governo passado deixou poucos recursos em caixa para a saúde. Destacou que também enfrentou a crise causada pelo fechamento do Hospital São Lucas.

O prefeito garantiu que os leitos da Santa Casa já estão em pleno funcionamento e que pretende ampliar a estrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A Secretária de Saúde confirmou que o Hospital São Lucas encerrará o atendimento pelo SUS na segunda-feira (18). O município tentou prorrogar o atendimento por mais 60 dias, contudo o hospital não atendeu o pedido.

Diante disso, foram anunciadas mudanças :

Ortopedia: Será transferida para a Santa Casa em breve. O objetivo será desafogar a UPA. A mudança ocorrerá nos próximos dias;

COVID-19: As síndromes respiratórias continuarão na Santa Casa. Existe um espaço separado para garantir a segurança dos demais pacientes;

Obstetrícia de Baixo Risco: O Pronto-Atendimento para gestantes ocorrerá na Santa Casa de Misericórdia;

Obstetrícia de Risco: As gestantes serão atendidas pelo Hospital Regional Antônio Dias (HRAD);

Partos: Serão feitos em hospitais particulares através de convênio com o CISALP (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba);

Oncologia: A Clínica AZ do Noroeste continuará funcionando através de contrato com a prefeitura. A internação ocorrerá na Santa Casa.

Agendamento de consultas via Secretaria Municipal de Saúde:

Outro fluxo que será redirecionado é a forma de agendamento de consultas da Secretaria Municipal de Saúde. Hoje, o agendamento acontece com distribuição de cotas, realizada pelas unidades de saúde da família, sem observar, de forma geral, as prioridades por especialidades e o quantitativo de consultas necessário frente à demanda das equipes e da população.

A partir da próxima segunda-feira (18/10), as USFs utilizarão sistema informatizado para lançar as necessidades detalhadas de cada paciente e de suas consultas. Os dados serão encaminhados para a Central de Marcação (criada pela Secretaria de Saúde), onde profissionais reguladores irão avaliar as prioridades, agendando as consultas de acordo com a gravidade dos pacientes e não mais pelo sistema de cotas por equipe.

Dessa forma a marcação de consultas especializadas acontecerá de forma mais justa e ágil, otimizando e agilizando o serviço das USFs e a resposta ao paciente.

Cirurgias e demandas de exames:

A partir de 18/10, a população que necessitar de atendimento dos setores de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e Alta Complexidade, deverá dirigir-se à USF de referência.

Para informações sobre cirurgias ou exames e sobre o transporte intermunicipal para tratamento fora de Patos de Minas, os pedidos serão realizados pelas USFs, e os pacientes terão o retorno em até 24 horas, podendo ser requisitado também on-line, por meio do Aprova Digital.

A mudança aconteceu devido à grande procura nos setores mencionados acima e também à perda de vínculo dos pacientes com suas unidades de atendimento de origem.

Assista a íntegra da coletiva:

🔔 ATIVAR NOTIFICAÇÕES

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não representam a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.