Patos de Minas: Aberta oficialmente a Semana Municipal de Meio Ambiente 2017

Este ano, a SeMMA aborda a temática dos biomas brasileiros com enfoque no bioma local, o Cerrado.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Divulgação

Foi aberta, ontem (1º), no Teatro Municipal, a Semana Municipal de Meio Ambiente. A cerimônia de abertura contou com a presença do Prefeito Municipal, José Eustáquio Rodrigues Alves; o diretor de Meio Ambiente e presidente do Codema, César Pereira Caixeta; o Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fábio Amaro; o presidente do Partido Verde, Walter Morato; a Rainha Nacional do Milho, Iara Santos e Silva; além do Conselheiro do Conselho Integrado do Meio Ambiente (Cima), Ivanildo Alves Zica; a bióloga e gestora ambiental da Conserbrás, Kelly Cristina Andrade Amorim, que representaram os organizadores, patrocinadores e apoiadores da semana. Membros do 53º grupo escoteiros São Francisco de Patos de Minas participaram da abertura, assim como representantes de ONGs e instituições que participaram das atividades organizadas para a semana.

A Semana Municipal de Meio Ambiente (SeMMA) tem previsão legal no município, e desde que foi instituída por lei, passou a ser feita por meio da colaboração dos diversos parceiros ambientais existentes no município. Oficializada pela lei nº 6693 de 20 de maio de 2013, tem a finalidade de promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do município de patos de minas. Em 2017, aos moldes da CNBB, a SeMMA aborda a temática dos biomas brasileiros com enfoque no bioma local, o Cerrado.

- Continua depois da publicidade -

Como a primeira atividade da semana, houve a abertura da exposição “Cerrado: olhares para a diversidade”, que fica aberta até o dia 15 de junho na Galeria Clênio Pereira, no Teatro Municipal Leão de Formosa. Seis fotógrafos de Patos de Minas participam da mostra. São eles: Daniela Cristina Silva Borges, José Onício, Luiz Araújo, Renato Soares Moreira,Rubens Capuzzo e Saulo Gonçalves Pereira.

Além da exposição, os presentes puderam entrar em contato com a obra do escritor brasiliense, Nicolas Behr, através do poema “O Cerrado é Milagre”, que foi declamado pela atriz da Companhia Primeiro Ato, Clara Kairós.

Na região do Alto Paranaíba, a predominância de todo o conjunto ambiental está inserido no cerrado. Com programação robusta a SeMMA 2017 tem como tema central o bioma Cerrado: um olhar para a biodiversidade. Tema escolhido pela recorrente degradação que tão importante bioma vem sofrendo ao longo dos anos, discussão impulsionada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na Campanha da Fraternidade 2017, que tratou dos biomas brasileiros. Tema: “Faternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

A programação continua até o dia 5 de junho e prevê exibição de documentário, mesa redonda, expedição ambiental à mata do Catingueiro, atividades dentro do “Domingo no Parque”, ações para despoluição do ar com o projeto Despoluir do Sest/Senat, ato cívico e blitz ambiental e educativa.

A realização e apoio da edição deste ano da SeMMA é da Prefeitura Municipal de Patos de Minas; Preservar Consultoria Ambiental, CDL, Sicoob Credipatos, Conserbrás, Água e Terra, Unipam, Engeman, IEF, Codema, Cima, Limpebras, Polícia Militar de Minas Gerais, Sest/Senat, Ong ODS, FIEMG, Natureza, Cemil, rte Real, Viveiro Precisa, IFTM, FPM e Corpo de Bombeiros.

ASCOM - Prefeitura de Patos de Minas

- Continua depois da publicidade -

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -