Parque do Itacolomi recebe atividade de observação de aves

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto e Mariana, receberá neste sábado (18/11) o projeto “vem Passarinhar MG”. A atividade tem como objetivo fomentar o turismo nos Parques Estaduais de Minas Gerais. O Itacolomi é a terceira unidade de conservação estadual a receber a ação.

A atividade é uma parceria do Instituto Estadual de Florestas (IEF) com a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os Circuitos Turísticos Serras Verdes do Sul de Minas e as agências de turismo Destinos MG, Maritaca Expeditions e Uai Trip.

- Continua depois da publicidade -

Durante o passeio, os participantes poderão percorrer por trilhas de regiões definidas, além de participarem de palestras sobre a importância da observação de aves e outros temas relevantes para a comunidade local.

Os eventos contarão com a presença de um convidado para ministrar uma palestra intitulada “Papo de Passarinho”.

O “Vem Passarinhar MG” teve início no dia 4 de agosto, com um projeto piloto no Parque Estadual Serra Verde. A programação incluiu ainda o Parque Estadual Rio Doce e o Parque Nacional Serra do Cipó. O projeto promove a observação e o monitoramento de aves como ferramentas de conscientização e conservação das espécies e seus habitats.

Mais informações sobre a atividade, bem como a forma de inscrição estão disponíveis no site http://www.turismo.mg.gov.br/vempassarinharmg

Observação

A observação de aves é uma atividade crescente no Brasil, a cada ano mais pessoas se encantam com o prazer de encontrar e identificar pássaros, seja no quintal de casa ou num parque natural.

Praticada há várias décadas na Europa e Estados Unidos, a observação de pássaros envolve crianças e adultos, todos munidos de binóculos ou câmeras, em uma aventura em busca de novas espécies.

Com mais de 1.900 espécies, o Brasil é um dos principais destinos para observadores de aves do mundo todo e, claro, cada vez mais brasileiros se tornam praticantes.

Em Minas Gerais não poderia ser diferente: o estado é rico em belezas naturais e cenários exuberantes, coberto por três biomas, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, abrigando mais de 40% das espécies de aves registradas no país.


Problemas em visualizar essa matéria? Clique aqui e confira a íntegra.


Fonte: AGÊNCIA MINAS

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -