Parlamento Europeu retira vice-presidência de polonês que ofendeu colega

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Ryszard Czarnecki não poderá mais exercer cargos de vice-presidente ou presidente do Parlamento Europeu

Ryszard Czarnecki não poderá mais exercer os cargos de vice-presidente ou presidente do Parlamento Europeu REUTERS/Vincent Kessler

O mandato do eurodeputado Ryszard Czarnecki como vice-presidente do Parlamento Europeu terminou hoje (7) após ele ter chamado de “nazista” a deputada Roza Thun, também polonesa.

Saiba Mais

No mês passado, Roza Thun, que pertence ao partido de oposição, teceu críticas ao atual governo de Varsóvia. Czarnecki, membro do partido Lei e Justiça, atualmente no poder na Polônia, publicou na internet comentário que comparava a eurodeputada a um “szmalcownik” (termo pejorativo usado contra colaboradores nazistas que chantageavam judeus).

A Conferência dos Presidentes (composta pelo Presidente do Parlamento e por líderes de grupos políticos) apresentou proposta para retirar a vice-presidência de Czarnecki, que foi aprovada por 447 votos a favor e 196 contra.

O Parlamento, que tem no total 14 vice-presidentes, precisará eleger um novo eurodeputado para o cargo.

Os eurodeputados consideraram que o insulto constituiu uma “falha grave” e colocou em causa a “dignidade” do Parlamento Europeu.

De acordo com o Parlamento Europeu, Czarnecki continuará a ser membro da instituição, mas não poderá mais exercer cargos de vice-presidente ou presidente. “Ele não representará o Parlamento em nome do seu presidente nem presidirá os debates plenários.”

Edição: Maria Claudia

FONTE: Agência Brasil

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.