Parlamento Europeu retira vice-presidência de polonês que ofendeu colega

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Ryszard Czarnecki não poderá mais exercer cargos de vice-presidente ou presidente do Parlamento Europeu

Ryszard Czarnecki não poderá mais exercer os cargos de vice-presidente ou presidente do Parlamento Europeu REUTERS/Vincent Kessler

O mandato do eurodeputado Ryszard Czarnecki como vice-presidente do Parlamento Europeu terminou hoje (7) após ele ter chamado de “nazista” a deputada Roza Thun, também polonesa.

Saiba Mais

No mês passado, Roza Thun, que pertence ao partido de oposição, teceu críticas ao atual governo de Varsóvia. Czarnecki, membro do partido Lei e Justiça, atualmente no poder na Polônia, publicou na internet comentário que comparava a eurodeputada a um “szmalcownik” (termo pejorativo usado contra colaboradores nazistas que chantageavam judeus).

A Conferência dos Presidentes (composta pelo Presidente do Parlamento e por líderes de grupos políticos) apresentou proposta para retirar a vice-presidência de Czarnecki, que foi aprovada por 447 votos a favor e 196 contra.

O Parlamento, que tem no total 14 vice-presidentes, precisará eleger um novo eurodeputado para o cargo.

Os eurodeputados consideraram que o insulto constituiu uma “falha grave” e colocou em causa a “dignidade” do Parlamento Europeu.

De acordo com o Parlamento Europeu, Czarnecki continuará a ser membro da instituição, mas não poderá mais exercer cargos de vice-presidente ou presidente. “Ele não representará o Parlamento em nome do seu presidente nem presidirá os debates plenários.”

Edição: Maria Claudia

FONTE: Agência Brasil

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.