Parceria entre Rede Coop, prefeitura e Sebrae fomentará o cooperativo e o empreendedorismo

Carta de intenções foi entregue nesta quarta-feira (16/03) em Patos de Minas.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Rede Coop, união das 13 cooperativas de Patos de Minas, entregou, nesta quarta-feira (16/03), uma carta de intenções para parceria com a prefeitura municipal e com o Sebrae/MG. O objetivo é fortalecer o empreendedorismo e o cooperativo.

O coordenador da Rede Coop, Ronaldo Siqueira, relembrou que importantes passos já foram dados como a introdução da educação cooperativista nas escolas municipais. Ele acredita que com a parceria formal será possível fomentar o empreendedorismo local, valorizar o cooperativo e desenvolver a economia de Patos de Minas. “Com este convênio, vamos trazer formação pelo Sebrae, que tem seus técnicos, seus métodos e seus conhecimentos; pelas cooperativas, que tem seus recursos e pela prefeitura que tem o público alvo, que são os munícipes”.

Já o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), frisou que as cooperativas desempenham um importante papel social, citando os auxílios na pandemia e nas enchentes de janeiro. “No ano de 2021, nós tivemos um saldo de 3.200 empregos gerados, um número recorde nos últimos anos. Isso não é ação da prefeitura, isso é ação dos empreendedores da cidade”.

O vice-presidente da Sicoob Credipatos, Takao Enardo Fujimoto, também ressaltou a importância do cooperativismo e da nova parceria. “Hoje [estamos] também abraçando os trabalhos da filantropia, junto com a cooperativa, a prefeitura e o Sebrae. Isso nos engrandece como entidade para nossa sociedade”.

Segundo o gerente regional do Sebrae (Noroeste e Alto Paranaíba), Marcos Geraldo, a parceria vai permitir a oferta de cursos de capacitação e auxílio para os atuais e futuros empreendedores. “Do desenvolvimento, nós falamos de educação empreendedora, de criar condições para jovens e crianças do ensino fundamental e médio. Mas também ações para o próprio empreendedor para ele receber apoio com informações, tais como finanças, marketing, etc.”

Na carta foram enumeradas ações que cada parceiro desempenhará no projeto. Confira a seguir:

Prefeitura Municipal de Patos de Minas

1 – Cooperar com as ações desenvolvidas pela Rede Coop de finalidade de interesse público e recíproco que não envolvam a transferência de recursos financeiros, como:

1.1 Recepcionar os programas de cooperativismo e empreendedorismo – desenvolvidos pela Rede Coop,

1.2 – Apoiar dentro das possibilidades do município, os projetos de educação financeira e empreendedora nas escolas municipais, sem alteração da grade curricular,

1.3 Dar suporte nas ações sociais do dia de cooperar Dia C, em prol do desenvolvimento social do município,

1.4 – Apoiar projetos socioambientais desenvolvidos em parceria com a Rede Coop e o Sebrae.

1.5-Apoiar ações de capacitação e formação de empreendedores para ações de emprego e renda.

Sebrae/MG

Identificar necessidades, propor soluções e atuar de forma estratégicas com:

1. Educação Empreendedora, Cooperativista e Financeira para escolas – Programa Nacional de Educação Empreendedora – Cooperjovem;

2. Suporte empresarial para os pequenos negócios e produtores rurais cooperados diagnósticos, consultorias de intervenção e geração de – resultados;

3. Crédito assistido – orientação técnica para cooperados que acessaram linhas de crédito;

4. Transformação Digital Open Corp – ações de fomento ao mindset de inovação, transformação digital das cooperativas, inovação aberta;

5. Ações de apoio às cadeias do agronegócio – apoio com treinamentos, fortalecimento de grupos/clusters, feiras;

6. Missão técnica de benchmarking;

7. Treinamentos corporativos para as equipes das cooperativas;

A Rede Coop Patos de Minas tem o objetivo de propagar o cooperativismo através do desenvolvimento social e econômico das comunidades, representando a união de 13 cooperativas do município de Patos de Minas, sendo: Consórcio Central Grupo Cooperativo – CCGC, Cemil, Coopatos, Cooperal, Cooperpluma, Fecoagro Leiteminas, Frigopatos, Sicoob Credicopa, Sicoob Credipatos, Sicredi, Suinco, Unicred e Unimed Patos de Minas.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.