Para conter evasão, escolas particulares reduzem ou eliminam reajuste nas mensalidades

Em Patos de Minas, aulas presenciais poderão retornar, na rede privada, em fevereiro.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Na próxima semana, escolas privadas e públicas municipais de Patos de Minas retornam às aulas. A expectativa de pais e alunos é grande após um 2020 marcado pelo ensino remoto em virtude da pandemia da COVID-19.

O prefeito, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), e a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Ferreira, determinaram o retorno a presencialidade. As escolas privadas poderão receber os alunos a partir de fevereiro com protocolos sanitários. Já às públicas municipais iniciarão de forma remota e a partir de março irão para o presencial, mas de forma híbrida alternado com o online.

A pandemia causou, além do dano a saúde física e mental, uma queda no poder aquisitivo das famílias. O desemprego ganhou força, inclusive em Patos de Minas, e contratos foram renegociados, sendo os empregados obrigados a aceitarem redução salarial para manter seus postos de trabalhos.

Diante desta realidade, as escolas particulares de Patos de Minas optaram por aplicar um reajuste menor, e até mesmo, abrirem mão, afim de evitar a evasão. Mesmo com isso, especialistas temem uma migração de alunos da rede privada para a pública pelo menos neste primeiro semestre de 2021. De acordo com o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG), a média de cancelamentos de contratos no estado ficou entre 30% e 40% em 2020.

O Patos Notícias consultou as escolas particulares sobre o reajuste das mensalidades. Veja a relação a seguir:

  • Colégio Agarra – sem reajuste;
  • Colégio Coração Materno – 5% de reajuste (menor que nos anos anteriores);
  • Colégio Equipatos – sem reajuste;
  • Colégio Fonseca Rodrigues – sem reajuste;
  • Colégio Nossa Senhora das Graças – sem reajuste;
  • IPE – Instituto Presbiteriano de Educação – reajuste mínimo de 3,40% – incluiu no valor o material impresso;
  • Colégio Marista: não respondeu aos contatos da reportagem;
  • Colégio Leonardo Da Vinci: não respondeu aos contatos da reportagem.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.