Padre é encontrado morto na Casa do Clero em Patos de Minas

A perícia da Polícia Civil esteve no local e constatou que a morte é por causas naturais.

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Padre foi encontrado morto na Casa do Clero – Bom Pastor em Patos de Minas.
Foto: Igor Nunes

O padre Vanderci Ataíde Santana, de 55 anos, foi encontrado morto no início da tarde desta quinta-feira (26/8) na Casa do Clero – Bom Pastor, anexo ao Seminário Maior “Dom José André Coimbra”, na Rua Virgilino Cunha, no bairro Jardim Panorâmico em Patos de Minas. A perícia da Polícia Civil esteve no local e constatou que o padre morreu por causas naturais, sem indícios de violência.

O Bispo Diocesano Dom Claudio Nori Sturm esteve na Casa do Clero e lamentou  a morte do Padre Vanderci. Dom Claudio disse que o padre havia pedido dispensa da Paróquia São Pedro e São Paulo e residia no local, onde foi encontrado já sem vida. Natural de Ibiá, Vanderci era padre há 28 anos e já trabalhou em diversas paróquias da região.

Dom Claudio disse ainda que em breve a assessoria de comunicação da Mitra Diocesana de Patos de Minas vai divulgar detalhes sobre velório e sepultamento. O corpo do padre foi encaminhado para o Instituto Médico Legal – IML de Patos de Minas para realização de exames para confirmar a causa da morte.

História do Padre Vanderci Ataíde Santana

Vanderci era padre há 28 anos.
Foto: Arquivo pessoal.

O padre que é natural de Ibiá, em 1976 ingressou-se na 1º série do primeiro grau, na Escola Estadual Dom José Gaspar, em Ibiá, permanecendo nesta referida instituição até o ano de 1983, concluindo a 8ª série.

Em 1984 transferiu-se para a cidade de Patos de Minas/MG, ingressando-se no Seminário Menor Pio XII, buscando a formação eclesiástica para o sacerdócio. Neste ano, também, matriculou-se no colégio Fonseca Rodrigues, cursando o 1ª ano do segundo grau.

No ano de 1985 em Patos transferiu-se para o Colégio Nossa Senhora das Graças onde ali permaneceu até o ano de 1986 concluindo o curso de Magistério e recebendo a Habitação em magistério de 1º grau. No ano de 1987, matriculou-se no curso de Letras, pela Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Araxá. Cursou nesta instituição dois períodos, vindo posteriormente trancar a matrícula em virtude do curso de Filosofia, o qual foi feito no Seminário Maior Maria Imaculada, em Araxá; em seguida, nesta mesma instituição, fez o curso de Teologia, recebendo aí o ministério de Leitorato e Acolitato.

Em 1987 fez o curso de Extensão promovido pela faculdade de Araxá, com o tema: visão de conjunto – treinamento em supervisão e gerência. Em 1988 pela mesma instituição, outro curso de Extensão com o tema: O Homem e a Educação como Processo. Em 1991, promovido pela Secretária Municipal de Saúde de Araxá, participa do 1º Encontro Metafísico. Em 1994, em Romaria/MG, participou do curso de Questionamento Inteligente (Consultoria em vendas).

Em 1994, em Patos de Minas, ingressou-se na Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Patos de Minas, cursando até o ano de 1996, o curso de História no qual fez Licenciatura Plena. Em 1995, participou, promovido pela Escola Olivetti, do curso de Informática. Em Patos de Minas, além de estudante, trabalhou como Diácono na Catedral de Santo Antônio em 1992, como presbítero, a partir de 1993, no Seminário Menor Pio XII e na Paróquia de Major Porto.

Em 1995 e 1996 trabalhou como Pároco na Paróquia de São João Batista em Patos de Minas, em julho de 2002 assumiu como Pároco a Paróquia São José Operário em Carmo do Paranaíba/MG até setembro de 2009.

Nota da Mitra Diocesana de Patos de Minas

Dom Claudio Nori Sturm, Bispo Diocesano, e todo o Clero da Diocese de Patos de Minas, comunicam com profundo pesar o falecimento, na data de hoje, do irmão no sacerdócio Padre Vandercí Ataíde de Santana, aos 53 anos de idade, vítima de morte súbita.

O corpo será transladado para a sua cidade natal, Ibiá/MG, e velado na Igreja São Pedro de Alcântara, sediada na Praça São Pedro, 210, Bairro Centro.

A partir das 08:00hs o velório será aberto aos fiéis sendo que a Missa de Exéquias, presidida pelo Bispo Diocesano e concelebrada pelo Clero, está prevista para as 10:00hs. Após a Missa haverá o sepultamento.

Exortamos àqueles que se puderem fazer presentes para as despedidas a não se descuidarem do cumprimento dos protocolos sanitários em razão da pandemia.

Rezemos pedindo a intercessão de Maria, para que o acompanhe à morada celeste, onde ele contemplará o rosto d’Aquele a quem tanto amou e serviu na terra. Aos familiares e amigos, que vivem a dor da separação, manifestamos a nossa proximidade, unidos na oração e na solidariedade fraterna.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.