Paciente que foi atendido em Patos de Minas testa positivo para o COVID-19

A Secretaria Estadual de Saúde informou que caso seria de um residente em Patos de Minas. Informação foi corrigida no sábado (28/03).

Compartilhe!

Coronavírus
Foto: Vektor Kunst por Pixabay

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais informou na sexta-feira (27/03) que Patos de Minas tinha um caso confirmado de coronavírus. A informação foi corrigida no sábado (28/03), o paciente reside em Guimarânia.

A assessoria de comunicação da prefeitura de Patos de Minas, ainda na sexta-feira, informou que o caso não era do município. Leia a seguir:

Patos de Minas continua sem nenhum caso positivo para Covid-19

Quanto ao caso positivo de coronavírus atribuído a Patos de Minas no mais recente Informe Epidemiológico da SES-MG, a prefeitura esclarece:

– O caso realmente foi atendido por um hospital particular do município, mas o paciente é originário de Guimarânia, portanto o caso não é contabilizado em Patos de Minas. Houve erro da Secretaria de Estado de Saúde no lançamento dos dados, e a Secretaria Municipal de Saúde já solicitou à SES-MG a correção. O equívoco pode ser constatado quando não se verifica Guimarânia entre as cidades com casos confirmados.

– Os trabalhos intensos com o intuito de controlar a disseminação do vírus continuam em Patos de Minas. A prefeitura, mais uma vez, solicita à população que busque informações nos canais oficiais do Executivo municipal, atualizados diariamente com as ações de enfrentamento ao coronavírus. Conforme já divulgado pelo Governo federal, o vírus já circula em todo o país, o que confirma a necessidade de não deixarmos de lado as medidas de segurança.

Procurada pelo Triângulo Notícias, a Secretaria Estadual de Saúde também emitiu nota. Leia a seguir:

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do COES Coronavírus, vem explicar o fluxo de informações da Sala de Situação atualmente. Assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

De todo modo, como os dados são muito dinâmicos e às vezes há discrepâncias quanto à documentação de comprovação do município de residência do indivíduo, caso haja alguma alteração necessária, ela será feita no próximo boletim epidemiológico.

O Triângulo Notícias também entrevistou, ao vivo, a Diretora de Vigilância em Saúde de Patos de Minas, Geize Marques. Assista a seguir:

No sábado (28/03), o Triângulo Notícias emitiu nota e esclareceu a publicação da reportagem que informou “caso confirmado em Patos de Minas”. Leia a seguir:

Na sexta-feira, 27 de março de 2020, o Triângulo Notícias publicou uma reportagem com base em uma fonte oficial. A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais havia informado que Patos de Minas tinha um caso confirmado de coronavírus.

Até então, essa fonte era tida por nós como confiável. A informação estava errada e assim que fomos notificados pelo município de Patos de Minas fizemos a adequação.

O Triângulo Notícias vem a público pedir desculpas. Apesar do erro estar condicionado à um órgão público, reconhecemos a nossa responsabilidade em transmitir a informação mais precisa possível.

A Prefeitura de Patos de Minas também emitiu uma recomendação para que a imprensa use como fonte primária os órgãos municipais. Informamos que essa recomendação foi acatada por nossa empresa.

Boletim Epidemiológico de Sexta-Feira (27/03) – Clique aqui

Boletim Epidemiológico de Sábado (28/03) – Clique aqui

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.