Outubro Rosa terá ações especiais para a saúde da mulher em Uberaba

Compartilhe!

Resultado de imagem para outubro rosa
Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal de Uberaba já está se preparando para o Outubro Rosa, que iniciará a programação no dia 1º e terá ações especiais de saúde para a mulher ao longo de todo o mês nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Atenção Especializada. O calendário já tem atividades confirmadas e entre elas está o Dia D, em 2 de outubro no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism).

No dia 1º de outubro o Caism abre a programação com roda de conversa das 8 às 10 horas, destacando a importância dos exames de Papanicolau e mamografia. Das 14 às 16 horas, na sala de espera, o tema será a importância da prevenção de câncer de mama e colo uterino. Haverá coleta para Papanicolau e encaminhamento para mamografia das 8 às 13 horas, com demanda livre. O endereço do Caism é Avenida Leopoldino de Oliveira, 1160 – Parque do Mirante.

O dia 1º também será de ação especial na Unidade Especializada em Reabilitação (UER). O evento terá início às 8 horas com café da manhã para pacientes, e palestras sobre Saúde da Mulher e sobre cuidados com a saúde. Também haverá momento de bem-estar com demonstração de produtos de beleza, entrega de panfletos e apresentação de vídeo sobre os cuidados com a saúde.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Matriciais (UMS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Centros de Saúde, a programação inicia no dia 1º e segue até dia 31 com palestras, orientações, rodas de conversa, requisições e mamografia e exames, momentos de beleza, atividades diversas e distribuição de materiais educativos e preventivos. O objetivo das unidades é colocar a saúde da mulher em pauta para o público local dos bairros de atendimento, destacando o Outubro Rosa com programações interativas e com informação para prevenção.

A programação completa e detalhada será disponibilizada nos próximos dias no site da Prefeitura http://www.uberaba.mg.gov.br.

DIA D – O Caism sediará, no dia 2 de outubro, o Dia D do Outubro Rosa com programação começando às 8 horas. Com a presença de autoridades, a ação terá recepção aos participantes e apresentação dos serviços oferecidos pelo Caism. Na abertura o público vai prestigiar a peça teatral “Marias”, com a atriz e educadora Ana Elisa Gonçalves, em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba. O trabalho performático mistura música, poesia e teatro, trazendo textos autorais e de autoras consagradas como Conceição Evaristo, Clarice Lispector, Elisa Lucinda, Mel Duarte e Cecília Meireles.

A partir das 9h30, o médico Leandro Ovídio Facure de Vito ministra a palestra “Mulher moderna: Cuidados e Saúde da Mama”. Outra palestra será sobre “A importância do atendimento psicológico em pacientes com diagnóstico de câncer de mama”, com a psicóloga Carmelita Fernandes de Oliveira Santos. No período da tarde, a partir das 13 horas, o Dia D terá a ação “Cantinho da Beleza” com parceria da Facthus.

Além do Dia D, a programação do Caism continuará com ações especiais ao longo de outubro. Durante todo o mês será realizada coleta de material para o Papanicolau com demanda livre das 8 às 13 horas, bem como encaminhamento para o exame de mamografia.

No dia 3, das 8 às 10 horas, acontece roda de conversa na sala de espera e temas como o autoexame das mamas e prevenção do Câncer de Mama estarão em pauta. Das 10h30 às 13 horas, com a participação do Centro de Testagem Anônima (CTA), haverá distribuição de preservativos e informações gerais sobre HIV, sífilis, hepatite B e C. Já no dia 4, das 8 às 10 horas, o tema na sala de espera será “Planejamento Familiar”, e das 13 às 14h30 a conversa é sobre os benefícios da amamentação.

Dia 5 de outubro a programação em frente ao Caism terá atividades educativas com distribuição de panfletos entre 8 e 10 horas. Das 13 às 14h30 haverá roda de conversa sobre a importância da fisioterapia em pacientes pós mastectomizados, com a fisioterapeuta Karen Cristina Alves.

Do dia 8 ao dia 31 de outubro, a Secretaria de Saúde seguirá mobilizando discussões e rodas de conversa na sala de espera do Caism com os temas de Orientação e Prevenção de câncer de mama e colo de útero, além de divulgação sobre os serviços oferecidos no local. As equipes destacarão temas como planejamento familiar, Banco de Leite Humano, odontologia para gestantes/Saúde Bucal e a importância do controle de imunização (vacinas).

URS Mercês – Ações do Outubro Rosa também já estão confirmadas na Unidade Regional de Saúde Nídia Modesto Veludo, a URS Mercês. Haverá distribuição diária de folders com orientações e esclarecimentos. A sala de espera terá ações diárias com apresentação de slides sobre o tema. No dia 19 de outubro a unidade de saúde receberá palestra sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama, ministrada pela enfermeira Ana Lúcia Mariana Amâncio. Também haverá sorteio de brindes.

Texto: Jorn. Luiza Carvalho
Fonte: Prefeitura de Uberaba

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.