"Operação Alerta Verde" para coibir queimadas é lançada em Patos de Minas

A prefeitura vai intensificar a limpeza de lotes do município. O Corpo de Bombeiros ampliará o combate aos focos de incêndio. Já o Sindicato Rural conscientizará os fazendeiros sobre o correto manejo do solo.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Prefeitura Municipal e o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas realizam em conjunto a “Operação Alerta Verde”, que visa a prevenção de queimadas. A operação foi lançada nesta sexta-feira (07/05) na sede do 12º Batalhão de Bombeiro Militar em Patos de Minas.

Confira a seguir dicas para evitar incêndios:

  • Manter o lote limpo, ou seja, fazer a roçagem regular;
  • Não jogar bitucas de cigarro ou outros materiais em combustão (pegando fogo) em vegetações, matas e florestas;
  • No caso de propriedades rurais, fazer aceiros, ou seja, deixar um espaço limpo entre vegetações e plantações. Num caso de incêndio os aceiros evitam que as chamas se propagem para outras áreas.

Importante: Ao avistar um incêndio, mesmo que de pequeno porte, acione o 193 (Corpo de Bombeiros). Os militares farão o combate das chamas e evitarão um incêndio de maiores proporções.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, ocorrências de incêndios em vegetações tem se intensificado a partir de 2018. Em 2021 a preocupação é que as queimadas piorem a qualidade do ar e prejudique a recuperação de pacientes acometidos pela COVID-19. Por esse motivo, os militares darão uma atenção maior para incêndios próximos à hospitais e áreas residenciais.

A Prefeitura de Patos de Minas também vai alertar a população quanto a eventuais penalidades por descumprimento das responsabilidades previstas na legislação municipal. A Defesa Civil atuará, conjuntamente, na fiscalização e conscientização.

O Sindicato dos Produtores Rurais, por sua vez, informará aos fazendeiros sobre a importância dos aceiros e de manter uma brigada de combate ao incêndio.

A cerimônia de início da “Operação Alerta Verde” contou com a presença do comandante do 2º Comando Operacional de Uberlândia, Coronel Casarim; do comandante do 12º Batalhão de Bombeiro Militar de Patos de Minas, major Thiago Lacerda Duarte; do prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS); do coordenador da Defesa Civil de Patos de Minas, Tenente João Fernandes; do deputado estadual, Hely Tarqüinio (PV); e da presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Jane Guimarães Campos Fonseca.

Durante o lançamento da operação, o Corpo de Bombeiros de Patos de Minas recebeu equipamentos para combate a incêndios, como cilindros de oxigênio e capacetes. Os dispositivos foram importados dos Estados Unidos e adquiridos através de emenda parlamentar do deputado estadual, Hely Tarqüinio.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente de seu respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.