Obesidade: cartilha preconceituosa será recolhida em São Paulo

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Após receber reclamações de pais de alunos, a prefeitura de São José dos Campos (SP) mandou recolher das escolas públicas uma cartilha sobre hábitos alimentares, por causa de abordagem considerada preconceituosa sobre a obesidade infantil. A prefeitura informou que prestará os esclarecimentos sobre a medida que forem solicitados pela Promotoria da Infância e Juventude.

A cartilha A Fantástica Magia dos Alimentos traz a história em quadrinhos Alice no País das Guloseimas, que trata de hábitos alimentares prejudiciais à saúde. Em uma das imagens, uma menina é comparada a um botijão, por ter engordado. Em outra, ela não se reconhece no espelho e não consegue passar por uma porta.

 

Consumo de refrigerante aumentou 92% na população rural, diz IBGE

Cartilha estimula consumo de bebidas saudáveis, diz prefeitura de São José dos Campos

Segundo a prefeitura, o material tem sido adquirido e distribuído desde 2013 para utilização nas ações educativas de prevenção à obesidade infantil, e até hoje nunca tinha havido reclamação sobre o conteúdo. A cartilha é comprada pela Secretaria Municipal de Saúde com recursos do Ministério da Saúde, destinados ao Programa de Nutrição, e o trabalho é desenvolvido em conjunto pelas Secretarias de Saúde e Educação.

“A cartilha aborda questões sobre a mudança nos padrões alimentares da sociedade, estimula o consumo e cultivo de alimentos saudáveis e desencoraja a ingestão excessiva de produtos industrializados, por meio de passatempos e leitura dirigida feita com os professores”, diz a prefeitura, em nota.

A editora Amigos da Natureza, responsável pela publicação, informa em seu site que o livro trata sobre a “importância de uma alimentação saudável de forma criativa e principalmente educativa”, abordando a obesidade na infância e suas consequências, hábitos alimentares. A cartilha também tem passatempos e um teste sobre hábitos alimentares.

Após a polêmica, o material foi retirado do site da editora.

FONTE: Agência Brasil

🔔 ATIVAR NOTIFICAÇÕES

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não representam a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.