Obesidade: cartilha preconceituosa será recolhida em São Paulo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Após receber reclamações de pais de alunos, a prefeitura de São José dos Campos (SP) mandou recolher das escolas públicas uma cartilha sobre hábitos alimentares, por causa de abordagem considerada preconceituosa sobre a obesidade infantil. A prefeitura informou que prestará os esclarecimentos sobre a medida que forem solicitados pela Promotoria da Infância e Juventude.

A cartilha A Fantástica Magia dos Alimentos traz a história em quadrinhos Alice no País das Guloseimas, que trata de hábitos alimentares prejudiciais à saúde. Em uma das imagens, uma menina é comparada a um botijão, por ter engordado. Em outra, ela não se reconhece no espelho e não consegue passar por uma porta.

 

Consumo de refrigerante aumentou 92% na população rural, diz IBGE

Cartilha estimula consumo de bebidas saudáveis, diz prefeitura de São José dos Campos

Segundo a prefeitura, o material tem sido adquirido e distribuído desde 2013 para utilização nas ações educativas de prevenção à obesidade infantil, e até hoje nunca tinha havido reclamação sobre o conteúdo. A cartilha é comprada pela Secretaria Municipal de Saúde com recursos do Ministério da Saúde, destinados ao Programa de Nutrição, e o trabalho é desenvolvido em conjunto pelas Secretarias de Saúde e Educação.

“A cartilha aborda questões sobre a mudança nos padrões alimentares da sociedade, estimula o consumo e cultivo de alimentos saudáveis e desencoraja a ingestão excessiva de produtos industrializados, por meio de passatempos e leitura dirigida feita com os professores”, diz a prefeitura, em nota.

A editora Amigos da Natureza, responsável pela publicação, informa em seu site que o livro trata sobre a “importância de uma alimentação saudável de forma criativa e principalmente educativa”, abordando a obesidade na infância e suas consequências, hábitos alimentares. A cartilha também tem passatempos e um teste sobre hábitos alimentares.

Após a polêmica, o material foi retirado do site da editora.

FONTE: Agência Brasil

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.