Número de matrículas da Educação infantil registra aumento de 12,6% nos últimos cinco anos

O levantamento foi coordenado pelo Inep através do Censo Escolar da educação básica

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
 

O número de crianças entre zero e seis anos matriculadas nas creches e pré-escolas, no Brasil, chegou a quase nove milhões, mais precisamente 8.972.778 em 2019. O levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através do Censo Escolar, aponta um aumento de 4,7% em relação ao anterior, impulsionado, principalmente, pela maior demanda de matrículas nas creches.

Na educação infantil, a rede municipal de ensino centraliza a maior parte dos inscritos, totalizando 71,4%. Na sequência, a rede privada concentra 27,9%, o equivalente a 2.505.837.

Na análise baseada na localização dos estudantes, foi constatado que 10,5% das matrículas encontram-se na zona rural, e a quase totalidade (96,8%) destas é atendida por estabelecimentos da rede pública. O censo apurou que 13,2% das crianças que frequentam a pré-escola estão na zona rural e 6,7% estão matriculadas nas creches situadas também em áreas rurais.

Saiba mais sobre o Censo Escolar

O Censo Escolar da Educação Básica é realizado anualmente, pautado nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino. Tem como base a situação observada na última quarta‐feira do mês de maio.

Principal pesquisa estatística sobre a educação básica, o Censo Escolar apresenta informações sobre matrículas, docentes, escolas e gestores. A análise é coordenada pelo Inep, com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação, além da participação de todas as escolas públicas e privadas do país, abrangendo as diferentes etapas e modalidades da educação: regular, especial, profissional e educação de jovens e adultos (EJA).

*Com informações do Portal do Inep

Fonte: Juliete Neves – Agência Educa Mais Brasil

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles. Ao comentar você aceita nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.