No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, paratleta campeão do Jemg realiza sonho

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado nesta quinta-feira, 21 de setembro. A data, instituída a partir do decreto de Lei nº 11.133 de 14 de julho de 2005, foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Ciente dessa demanda, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), vem trabalhando para ampliar o atendimento no âmbito do paradesporto em todos os territórios mineiros.

Paratleta realiza sonho

Para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado de Esportes viabilizou a realização de um sonho do paratleta de natação Gabriel Araújo, campeão dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) em 2015 e 2016 e detentor de três medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares.

Acompanhado do secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo, o jovem de 15 anos, morador da cidade de Corinto, no Território Central, esteve na Toca da Raposa II para acompanhar o treinamento do Cruzeiro Esporte Clube, seu time do coração. Na oportunidade, Gabriel pôde conhecer e conversar com o zagueiro Léo, com o volante Henrique e com seu ídolo, o goleiro Fábio.

Depois de assistir ao treino, Gabriel ainda conversou com o trio celeste e contou sua história para os jogadores, sua rotina de treinamentos e seus planos como paratleta. Para abrilhantar o momento, o jovem participou de um bate-bola descontraído no campo da Toca II e todos os presentes ficaram impressionados com a habilidade, em campo, do atleta da natação. Ao final da agenda, Gabriel concedeu entrevistas para a TV Cruzeiro e para a imprensa que estava no local. O diretor de Comunicação do clube, Guilherme Mendes, até comentou que o atleta já estava pronto, atendendo a imprensa com destreza.

Além de atender o sonho do jovem, o secretário chamou a atenção para o momento simbólico da iniciativa. “Estamos com um edital aberto da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Clubes, associações, prefeituras e outras entidades podem inscrever projetos para promover o treino de atletas, paratletas e times, entre outras modalidades de projetos. A empresa que apoiar, via deduções ficais do mecanismo, uma iniciativa como essa estará cumprindo o seu papel de responsabilidade social e, ainda, contribuindo com a projeção de um talento como o Gabriel”, contou Gontijo, que recentemente visitou Gabriel em Corinto.

Programas ampliam atuação

Para identificar oportunidades, propor estratégias de ação, buscar parcerias e fomentar o desenvolvimento do esporte para deficientes no estado, foi inserida à estrutura da Seesp, neste ano, a Coordenação do Paradesporto, vinculada à Superintendência de Programas Esportivos.

Também em 2017, o edital do programa Minas Esportiva Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, publicado em agosto, apresentou como novidade a implantação do benefício específico para atletas paralímpicos e técnicos do paradesporto. Com isso, o número de esportistas atendidos salta de seis para 65 e, de treinadores, de sete para dez.

No ICMS Esportivo ano-base 2016, quase 30 mil pessoas foram beneficiadas pelas 128 ações cadastradas por 45 municípios como Atividades para Pessoas com Deficiência.

Já no Jimi, encontram-se abertas as inscrições para as modalidades paralímpicas que serão disputadas na etapa estadual entre 11 e 15 de outubro. Até o momento, 116 atletas garantiram a participação nas competições de atletismo, bocha, natação e tênis de mesa.

Jogos Escolares e Incentivo ao Esporte

Falta pouco para 63 alunos-atletas embarcarem para São Paulo rumo à disputa das Paralimpíadas Escolares. A competição, promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, acontece entre 20 e 25 de novembro na capital paulista com a participação de paratletas de todo o país. Os mineiros que participam da disputa obtiveram a classificação após participarem dos Jemg, que têm em seu programa onze modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado.

Para fomentar a prática de atividades por pessoas com deficiência, foram aprovados, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, 32 projetos que contemplam o paradesporto nas dimensões rendimento, formação, educacional e social. Foram aportados para execução dos projetos R$ 695 mil de isenção fiscal do Governo de Minas Gerais.


Problemas em visualizar essa matéria? Clique aqui e confira a íntegra.


Fonte: AGÊNCIA MINAS

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.