No dia do músico, Governo de Minas Gerais lança edital do Programa Bandas de Minas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Aproveitando as comemorações do dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos e da música sacra, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em parceria com a Codemig, lançou nesta quarta-feira (22), na Cidade Administrativa, o edital do Programa Bandas de Minas 2017. O programa disponibiliza R$ 1 milhão para a compra de aproximadamente 680 instrumentos para Bandas Civis de Música de Minas Gerais como forma de contribuir para a manutenção e o aperfeiçoamento desta tradicional manifestação artística. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas presencialmente na SEC ou pelos correios até 22 de dezembro. O edital está disponível no site www.cultura.mg.gov.br.

- Continua depois da publicidade -

Minas Gerais, que possui aproximadamente 700 bandas de música espalhadas por seus territórios de desenvolvimento, é o estado com maior número de registro deste tipo de banda e celeiro de músicos desta tradição. “Lançar esse edital no dia do músico é muito representativo para nós. A música está na alma de Minas Gerais. O som das bandas de música está sempre presente em nossas memórias, nos alegrando e entusiasmando”, comentou o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo.

O anúncio do Termo de Doação de instrumentos musicais às Bandas Militares (Polícia e Bombeiros) foi um dos pontos altos do lançamento. O convênio entre a SEC e a CODEMIG foi ampliado e incluiu, de maneira inédita, a doação de cerca de 200 equipamentos às bandas militares, totalizando R$ 500 mil em investimentos.

“As bandas militares são fundamentais na vida do nosso estado. Animam as corporações, e tem uma vida importantíssima no contexto das comunidades. A doação dos instrumentos é uma forma de reconhecer esse papel tão essencial das bandas militares na vida e na cidadania de Minas Gerais”, pontua Angelo Oswaldo.

Com apresentação das Bandas da Polícia Militar de Minas Gerais, da Sinfônica do Corpo de Bombeiros e da Banda de Música São Vicente, do município de Baldim, o lançamento do edital envolveu o público com música de qualidade.  Para o maestro da Banda de Música São Vicente, Milton Brasil, o edital permite a continuidade das bandas de música. “Essa ajuda que o governo nos oferece é extremamente importante para a manutenção das bandas e para a continuidade do trabalho que desenvolvemos”, avaliou Milton Brasil.

O evento ainda contou com a entrega de instrumentos musicais para a Corporação Musical Braspirense, de Brás Pires, e para a União Musical Nossa Senhora das Graças, de Conselheiro Lafaiete. Respectivamente representadas pelos músicos Luiz Antônio de Paiva e Willer Barbosa, ambas receberam das mãos de Angelo Oswaldo um Sax Alto. Luiz de Paiva, que é presidente da Corporação Musical Braspirense Paiva, reforçou a importância do edital. “Ajuda muito, porque tem como a gente aumentar o número de músicos, tem como a gente trazer instrumentos novos, manter e organizar a banda”, disse.

Presente no lançamento, o diretor de Assuntos Institucionais do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais, Coronel Sebastião Carlos Fernandes Reis, reforçou a importância das bandas de música nas comunidades em que estão situadas.

“A música ocupa um lugar fundamental na sociedade e as bandas são uma expressão das saudáveis relações sociais que existem entre as pequenas e as grande comunidades. A banda de música expressa a vontade da comunidade em querer melhorar a cada dia”, explicou o Coronel Sebastião. Representando a Polícia Militar de Minas Gerais, o Tenente-coronel Alexandre Costa Pinto, que é diretor de Comunicação Organizacional da instituição, falou sobre a importância das bandas militares e sobre a doação dos instrumentos. “Nós só temos que agradecer por esse momento ímpar e essa parceria com a Secretaria de Estado de Cultura. As bandas de música da Polícia Militar representam muito bem a nossa instituição e em todo local que está se faz presente com altivez”, disse.

Programa Bandas de Minas

O programa atua na promoção, valorização e permanência das bandas civis por meio da doação de instrumentos musicais, vestimentas e indumentárias, realização de oficinas, realização de pesquisas e registros, encontros de bandas, entre outras ações de fomento a essa tradicional manifestação artística de Minas Gerais.

Serviço:

Edital do programa bandas de Minas 2017

Período de inscrições: 22 de novembro a 22 de dezembro

Inscrições presenciais ou via correios:

Secretaria de Estado de Cultura – Superintendência de Interiorização e Ação Cultural

Diretoria de Programas e Articulação Institucional

Cidade Administrativa – Edifício Gerais – 5º andar (Rodovia Papa João Paulo II, 4001 – Bairro Serra Verde, 31630-901 – Belo Horizonte/MG)


Problemas em visualizar essa matéria? Clique aqui e confira a íntegra.


Fonte: AGÊNCIA MINAS

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -