NAC e Grupo TUPAM divulgam atividades de 2017

Várias atividades já foram desenvolvidas e levaram alegria para a comunidade.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
UNIPAM - Triângulo Notícias
Foto: Divulgação

Ao longo do ano de 2017, o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), juntamente com o grupo de Teatro Universitário de Patos de Minas (TUPAM) desenvolveu diversas atividades para a comunidade.

Para assegurar o bom andamento dos processos do NAC de forma compatível com sua missão e os valores do UNIPAM, já no mês de fevereiro, as atividades começaram a todo vapor com o I Círculo de Debates Teatrais, enfatizando o tema “Teatro do Absurdo”, conduzido pelo professor Luís André Nepomuceno.

No mês seguinte aconteceu o II Círculo de Debates Teatrais e as discussões versaram sobre a Comédia, suas origens e linguagens.

O III Círculo de Debates Teatrais aconteceu no mês de maio, com a participação do palhaço Richard Riguetti da Escola Livre de Palhaços do Rio de Janeiro (RJ), que além de ministrar uma palestra sobre “O palhaço e a cidade”, desenvolveu com os interessados uma oficina sobre “A dramaturgia do palhaço do Brasil”. Ainda no mesmo dia, Richard Riguetti apresentou, na praça do Coreto, o seu espetáculo “Bem Vindo”.

No IV Círculo de Debates Teatrais o tema “A comédia romana” foi amplamente discutido e orientado pelo professor Frederico de Sousa Silva.

Além do projeto “Círculo de Debates Teatrais” o trabalho do NAC e do TUPAM  continuou em ritmo acelerado. O espetáculo “Escola de Mulheres”, que estreou no ano de 2015 continuou seu sucesso, sendo apresentado na Paróquia São Benedito, na Praça do Coreto, na avenida Getúlio Vargas, em festivais competitivos e mostras culturais em cidades vizinhas.

No mês de abril, o Grupo TUPAM esteve presente em Araxá com o espetáculo “As melhores histórias de Pinóquio” e também em Ubá, no 7º Festival de Teatro de Ubá (Fetuba), quando conquistou sete prêmios, sendo cinco na categoria infantil: melhor espetáculo infantil, melhor direção, melhor cenário, melhor atriz e melhor figurino e dois prêmios na categoria geral: melhor maquiagem e melhor atriz coadjuvante. Ainda no mês de abril, este mesmo espetáculo, foi apresentado no Teatro Municipal durante a Fenapraça.

Com o objetivo de fomentar a cultura nas praças, resgatando a história bíblica, durante a Semana Santa, o TUPAM em parceria com o NAC e alguns jovens da catedral de Santo Antônio, vivenciaram a paixão de Cristo no espetáculo “Via Crucis: uma prova de amor”.

Diversos eventos, neste mês, aconteceram no UNIPAM com a participação do NAC e do TUPAM. Alguns foram destaques. “Alvoreser: Promovendo a Saúde Mental”, com a apresentação da peça teatral “A lógica da loucura”, a SIPAT, com a peça “Portas da Segurança” e a Homenagem no dia das mães, com apresentação de músicas e declamação de poemas.

Já em junho, o TUPAM participou no 1° Festival Nacional de Teatro de Passos, com o espetáculo “Escola de Mulheres”.  Neste festival, o grupo recebeu quatro prêmios, sendo eles: melhor direção, melhor ator, melhor atriz coadjuvante e melhor ator coadjuvante e quatro indicações: melhor atriz coadjuvante, melhor cenário, melhor maquiagem e melhor espetáculo. Ainda em junho, o grupo TUPAM apresentou para o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) o espetáculo “As melhores histórias de Pinóquio”.

O Núcleo de Arte e Cultura, sob a coordenação da professora Consuelo Nepomuceno, juntamente com as alunas do UNIPAM SÊNIOR, finalizaram as atividades do semestre em junho, no Teatro Municipal Leão de Formosa, com um desfile de moda e uma apresentação teatral “Programa Idade Ativa”.

O mês de junho foi intenso e as atividades do NAC finalizaram com o apoio ao espetáculo “Por ti não importa matar ou morrer”, do Grupo Mito 8 de teatro, dirigido por Maria de Maria, de Uberlândia (MG).

Em agosto, a requerimento do vereador Bosquinho, o Grupo TUPAM recebeu mais uma Moção de Aplausos pela participação e conquistas no 1º Festival Nacional de Teatro de Passos com o espetáculo “Escola de Mulheres”. Este reconhecimento da Câmara dos Vereadores confirma e valoriza a ação do Núcleo de Artes do UNIPAM e serve de estímulo para que novos projetos sejam propostos e executados com eficiência.

Em setembro o espetáculo “Escola de Mulheres” voltou a inspirar o grupo que participou do 6º Festival Cenáculo de Teatro, em Duque de Caxias (RJ), trazendo mais 2 indicações e três troféus: melhor cenário, melhor organização e 3° lugar do júri popular.

“Escola de Mulheres” ainda tem marcadas as seguintes apresentações: no Festival de Teatro de Araguari (FESTA), em Guimarânia (MG), em São Pedro da Ponte Firme (MG), no Festival Marreco e no Festival de Teatro de Araçuaí (MG).

A próxima atividade do NAC está programada para o dia 30 de setembro. Quando acontecerá o V Círculo de Debates Teatrais, com a presença da professora Yaska Antunes. O tema em discussão será: “Alguns aspectos sobre o sistema de Stanislaviski: a análise ativa e o método das ações físicas”.

De acordo com a professora Consuelo Nepomuceno, o NAC está sempre pronto para criar, dirigir e apoiar projetos culturais em Patos de Minas.

ASCOM UNIPAM

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS