MENU
Vitória!

Na luta contra a leucemia, patense comemora 'a medula pegou'

Rodrigo Carvalho foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda em maio.


👤 Com informações da Rádio Clube 98
🕓 15/11/2021 - 19:49


Rodrigo Carvalho ao lado da equipe do Hospital Oncobio em Belo Horizonte
Foto: Arquivo Pessoal

Mais um capítulo da história de superação do patense Rodrigo Carvalho foi escrita no último domingo (14). O advogado de 26 anos que foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda em 17 de maio e mobilizou toda região para doação, recebeu a notícia mais esperada: “a medula pegou”.

Durante a busca por um doador compatível, diversas campanhas foram realizadas, mas nenhum doador 100% compatível foi encontrado. Considerando a necessidade do transplante os médicos concluíram que o doador mais indicado seria o próprio pai. Marcelo Alves de Oliveira é 50 à 70% compatível com o filho. A retirada da medula aconteceu em 29 de setembro.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Rodrigo Carvalho contou que a medula doada foi preparada e o transplante  realizado em 21 de outubro.

No último domingo (14), o advogado patense recebeu a notícia que a ‘”medula pegou’’, e a novidade foi recebida com muita alegria por amigos e familiares de Rodrigo.

“Graças a Deus, o termo que os médicos usam aqui é a medula pegou, isso quer dizer que a medula do meu pai está produzindo os neutrófilos e leucócitos necessários e está substituindo a minha. É uma grande vitória! Eu, minha família e meus amigos temos muitos motivos para comemorar” afirmou Rodrigo.

O advogado relatou que o retorno para Patos de Minas deve ocorrer entre o final de janeiro e o início de fevereiro.

“A minha medula até demorou um pouco para pegar. Ela pegou no 24º dia após o transplante. Após o procedimento eu preciso ficar pelo menos 100 dias de restrição completa, devo ganhar alta ainda essa semana, mas devo permanecer até o centésimo dia em Belo Horizonte, vindo ao hospital todos os dias, acompanhando a contagem de leucócitos, neutrófilos, plaquetas e hemácias, isso porque ainda é um período de muito risco. Existe a possibilidade de enxertia, que é o enxerto se revoltar contra o corpo, ou seja, não aceitar a medula, mas o primeiro passo já foi dado. A primeira vitória Deus já concedeu!”

Durante entrevista, o advogado pediu que as orações continuem nesta nova etapa e agradeceu o apoio de toda a população de Patos de Minas. Emocionado com a notícia recente, Rodrigo Carvalho ressaltou a importância do apoio da família.

“Papai Marcelo, mamãe Lucileia estão radiantes, comemorando muito. Minha mãe também foi uma guerreira esteve aqui internada comigo, o dia toda reclusa aqui comigo. Meu pai está com o olhar brilhando mesmo, ele ainda não conseguiu expressar a alegria que está sentindo, estamos todos ainda anestesiados com a boa notícia. Mas graças a Deus foi uma vitória enorme. A toda população de Patos de Minas eu agradeço muito pelo engajamento, pelas mensagens e pelas orações. A gente tem muito o que comemorar neste momento e vamos para os próximos passos, porque como eu disse é tortuoso, mas o momento é de muita comemoração e já enche o coração de alegria e esperança para que logo tudo isso acabe e eu volte a minha vida normal junto com meu pai, minha mãe,” finalizou.