MENU

Na CPI, morador de Areado elogia serviço da COPASA

Ele citou que a água chega em boa qualidade e que o esgoto é tratado.


👤 Lélis Félix Souza
🕓 14/09/2021 - 14:47


Marcos Antônio da Mata, morador do Distrito de Areado/Chumbo
Foto: Reprodução

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga supostas irregularidades nos serviços da COPASA, realizou uma nova oitiva na tarde desta terça-feira (14). Marcos Antônio da Mata, é professor, vice-presidente do conselho comunitário e morador do Distrito de Areado/Chumbo.

No início do depoimento, Marcos Antônio informou que até o início da década 1990 não havia água tratada na comunidade e nem todas as residências tinham água encanada. Com a chegada da COPASA, a população começou a ter acesso a água tratada. “A água é de boa qualidade, é até muito gostosa” afirmou.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ele informou que a COPASA possui um reservatório de aproximadamente 60 mil litros. O consumo médio da comunidade é de cerca de 90 mil litros de água por dia.

Marcos Antônio afirmou que a COPASA possui quatro estações que recebem e tratam o esgoto produzido na comunidade. Ele citou que são usadas bactérias para fazer o tratamento dos rejeitos. “Eu não tenho uma precisão para falar da qualidade deste tratamento” disse ele. A parte sólida, resultante do tratamento, é enterrada e a água retorna para o rio.

O vereador e membro da CPI, João Marra (PATRIOTA), informou que em visita recente ao distrito verificou problemas nas estações de tratamento de esgoto. “Tem muita tampa quebrada e muito vazamento. Inclusive tem um morador próximo que reclama do mau cheiro”.

No final da oitiva, o vereador e membro da CPI, Mauri da JL (MDB), voltou a pedir, em plenário, a rescisão do contrato com a COPASA. Ele parabenizou a multa aplicada pelo PROCON, mas disse que a autuação poderia ter sido feita antes.

Os membros da CPI farão uma visita ao distrito de Areado nos próximos dias para verificar, in loco, a qualidade do serviço prestado pela COPASA.

Assista a íntegra: