Museu de Patos de Minas recebe acervo de Olegário Maciel

MuP está instalado no imóvel onde o político morou com a família, vinda para o município em 1858.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Recentemente o Museu da Cidade de Patos de Minas (MuP) recebeu valioso e diversificado acervo que pertenceu a Olegário Dias Maciel. Quadros da família, uma espada da Guarda Nacional, bengalas personalizadas e medalhas de honraria estão entre os objetos doados.

O acervo foi doado por Gaspar de Faria Júnior, filho de Nísia Caixeta de Faria, que era sobrinha neta de Olegário Maciel. Contudo, foi Maria Antônia de Medeiros (na foto abaixo) a responsável por intermediar a doação dos objetos, que se encontravam em Belo Horizonte, ao MuP.

Olegário Dias Maciel nasceu em Bom Despacho (MG) em 1855. Era filho do coronel Antônio Dias Maciel e de Flaviana Rosa da Silva Maciel. Em 1858, transferiu-se com a família para Patos de Minas, onde o pai tornou-se fazendeiro. Fez os estudos preparatórios no Colégio Caraça, em Minas Gerais, e formou-se em engenharia pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, então capital do Império, em 1878.

Olegário Maciel foi engenheiro e político brasileiro de destaque, ocupando a vice-presidência e a presidência de Minas Gerais. Ele foi também um dos líderes da Revolução de 1930, movimento que conduziu Getúlio Vargas ao poder no Brasil.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.