Município de Patos de Minas adere ao Programa Descubra! de Incentivo à Aprendizagem Profissional

O programa tem por objetivo promover a inserção de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social em programas de aprendizagem.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Programa Descubra! de Incentivo à Aprendizagem Profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social será implementado em Patos de Minas. É o que prevê o termo de adesão assinado pelo Município, no dia 23 de junho de 2022.

Descubra! Aprendizagem tem por objetivo promover a inserção de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social em programas de aprendizagem, oferecendo a eles oportunidades de capacitação e de ingresso no mercado de trabalho, na condição de jovens aprendizes. Após o registro de importantes resultados em Belo Horizonte e região metropolitanta, onde funciona, desde 2019, os gestores do programa partiram para o fomento de ações de interiorização.

“O programa tem alta relevância social, já que possibilita a inclusão de públicos vulneráveis tanto em oportunidade de qualificação quanto de emprego e renda. Sem uma rede de proteção e apoio que coloca em ação articulada diversas instâncias do poder público e organizações da sociedade civil, essas pessoas tendem a permanecer à margem da sociedade”, enfatiza o procurador do Trabalho, Rodney Lucas Vieira, que conduziu os diálogos com o município.

A partir da assinatura do Termo de Adesão, que foi feita no dia 23 de junho, o comitê gestor local será constituído e dará início ao cumprimento do cronograma de ações que inclui, “capacitação com as instituições encaminhadoras, para apresentação do programa e alinhamento das atividades, levantamento e mapeamento dos jovens que atendem aos critérios do público prioritário do Programa, captação das vagas, realização de processos seletivos e encaminhamento dos jovens. A previsão é de que o plano de trabalho seja executado ao longo do segundo semestre de 2022.

Atualmente, 15 municípios já aderiam ao Programa. Sendo que, em 10 deles já foram criados os comitês gestores locais: Ribeirão das Neves, Juiz de Fora, Muriaé, Governador Valadares, Araxá, Uberaba, Ipatinga, Pouso Alegre, Varginha e Contagem. Está em andamento a criação de comitês nas cidades de Divinópolis, Pirapora, Montes Claros, Betim e Patos de Minas. Processos de adesão já estão em andamento em outros seis municípios: Uberlândia, Unaí, Frutal, Patrocínio, Passos e Teófilo Otoni. Para a efetividade do programa, é importante a adesão de empresas, entidades de qualificação profissional, órgãos públicos e organizações da sociedade civil que se disponham a colaborar com a contratação de jovens aprendizes na cidade.

Saiba como aderir ao Descubra!

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.