Mulher consegue medida protetiva após assédio cibernético em Patos de Minas

A aplicação da lei "Maria da Penha" foi atribuída ao caso de cyberstalking.

Compartilhe!

Uma desembargadora da 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em decisão monocrática, deferiu aplicação de medidas protetivas – Lei Maria da Penha – em um caso de cyberstalking (uso de ferramentas tecnológicas com o objetivo de perseguir ou assediar uma pessoa).

O perseguidor terá que guardar a distância mínima de 200 metros da vítima e se abster de manter com ela qualquer contato, enquanto tramitar o processo, que corre em segredo de justiça.

A mulher alegou que vem sendo perseguida por meio do aplicativo Whatsapp com mensagens de cunho erótico. Disse que recebia vídeos pornográficos e ligações com ameaças.

Ela esclareceu que identificou o autor das ameaças, uma pessoa de convívio próximo, que já se relacionou com uma amiga e frequentou sua residência. Ele sabe de suas atividades rotineiras e mora perto de sua residência. Por tudo isso, a vítima disse temer por sua segurança e de sua família.

A advogada que a representou em Patos de Minas, região do Alto Paranaíba, buscou a aplicação da Lei Maria da Penha por analogia. A prática do stalking pode ser considerada violência psicológica e, portanto, passível de enquadramento pela lei.

A advogada ressaltou não ser necessário vínculo sanguíneo ou afetivo para aplicação da Lei Maria da Penha. Basta a demonstração de que a violência contra a mulher tenha se dado em razão do gênero, situação ocorrida no processo em andamento. A desembargadora deferiu liminarmente o pedido para aplicação das medidas protetivas, pois segundo ela, foi demonstrado o risco de dano irreparável para a mulher.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.