Moto tem Renavam? Saiba o que é e sua funcionalidade

Número de registro único para cada veículo, o Renavam possui informações diversas sobre cada automóvel.

Compartilhe!

Moto
Foto: Canva Imagens

No universo dos automóveis, Renavam é a sigla para Registro Nacional de Veículos Automotores. É um número de 11 dígitos que possui extrema relevância para os veículos terrestres, incluindo as motos. Neste artigo, vamos entender o que é o Renavam, sua importância e como consultá-lo. Confira:

O que é Renavam?

O Renavam é um número de registro único para cada veículo, incluindo motos, carros e caminhões, por exemplo. É um identificador burocrático que faz o acompanhamento de toda a vida útil do veículo, desde a sua fabricação até o momento em que ele sai de circulação.

Esse número é salvo em um banco de dados com arquitetura de bases distribuídas, sendo composto por uma base nacional – o Denatran – e bases estaduais – o Detran. Esses registros estão integrados e em constante comunicação com as autoridades nacionais e estaduais.

No Renavam ficam registradas diversas informações relevantes sobre o veículo, como as mudanças de estado, alterações nas características, histórico de compra e venda, entre outras.

A Importância do Renavam

O Registro Nacional de Veículos Automotores é de extrema importância, pois funciona como a identidade do veículo. Assim como o CPF traz o registro financeiro de uma pessoa física, o Renavam é capaz de identificar um veículo e todo o seu histórico.

Com o número do Renavam, é possível realizar a busca por pendências relacionadas ao veículo, como multas, licenciamento e pagamento do IPVA. Além disso, é possível verificar se as alterações realizadas no veículo estão regularizadas.

A consulta ao Renavam também é essencial ao comprar um veículo usado, pois permite verificar a procedência do mesmo e evitar surpresas negativas no futuro.

Como consultar o Renavam de uma Moto?

A consulta do Renavam de uma moto pode ser feita de forma simples e rápida. Mas, para isso, você precisará ter em mãos o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), que é um documento de porte obrigatório para a circulação do veículo sem intercorrências jurídicas, e o Renavam pode ser localizado nele, no canto superior esquerdo.

–       Consulta pelo Detran

Uma das formas de consultar o Renavam é através do site do Detran do seu estado. O primeiro passo é acessar o site e localizar a opção de “consulta a dados de veículos”. Essa opção pode variar de acordo com cada estado.

 

Ao encontrá-la, preencha o campo com o número do Renavam e a placa do veículo. Essa consulta permitirá que você tenha acesso a dados relevantes do veículo, como o número do chassi, histórico de roubos e furtos, cor original, ano de fabricação, restrições, sinistros, multas de trânsito, débitos e outras informações.

–       Consulta pelo Portal de Serviços do Denatran

Outra forma de consultar o Renavam é através do Portal de Serviços do Denatran. Nesse caso, você precisará digitar o CPF do proprietário, inserir o Renavam e a placa do veículo nos respectivos campos. Essa consulta também fornecerá dados relevantes sobre o veículo.

O Chassi e o Renavam

Muitas pessoas confundem o número do chassi com o número do Renavam. No entanto, eles são coisas distintas. Enquanto o Renavam é um número de registro burocrático que contém diversas informações sobre o veículo, o chassi é o documento de identidade do veículo.

O chassi contém informações específicas do veículo, como o modelo e o local de produção. Além disso, o chassi está localizado em mais de um lugar na moto, como no motor e na plaqueta lateral esquerda. Isso permite que as autoridades reconheçam se há alguma alteração ilegal no documento do veículo.

Compartilhe!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

REPORTE DE REPORTAGEM

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.