MENU

Moradores pagam para COPASA despejar esgoto em rio, revela depoente

A presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Santana de Patos prestou depoimento na CPI da COPASA.


👤 Lélis Félix Souza
🕓 24/08/2021 - 14:51 (atualizado 25/08 - 15:47)


A CPI da COPASA ouviu na tarde desta terça-feira (24) a presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Santana de Patos, Viviana Pereira Sieira. Ela informou que a COPASA possui uma pequena estrutura onde faz a extração da água, através de poço artesiano, e adiciona os componentes químicos para o tratamento.

Viviana ainda informou que não considera a localização da estação adequada, já que nas proximidades existe uma propriedade rural onde se cria animais. Segundo ela, as fezes acabam tendo contato com as proximidades das instalações da companhia.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Depois de tratada, a água é encaminhada para um reservatório, por queda natural, onde é distribuída para as residências.

Em Santana de Patos, segundo a moradora, não há tratamento de esgoto, apenas coleta. Os moradores pagam uma taxa pela coleta, sendo os dejetos despejados no Rio Espirito Santo. Viviana informou que as vezes o esgoto vaza em áreas de céu aberto. No período de chuvas chega a ocorrer o transbordo dos bueiros e o esgoto chega a voltar para dentro das residências.

Outra reclamação é quanto a danificação do asfalto das ruas. Os moradores afirmam que a COPASA estragou o pavimento durante obras de reparo na rede. Viviana citou que na gestão anterior (2017-2020) apresentou demandas ao ex-vereador Braz Paulo (CIDADANIA), contudo não houve uma solução. Nesta gestão (2021-2024), o asfalto já foi recuperado por servidores da Secretaria Municipal de Obras.

Em janeiro/2021 a COPASA anunciou um investimento de R$ 14 milhões para implementar o tratamento de esgoto nos distritos de Bom Sucesso, Chumbo, Major Porto, Pilar, Pindaíbas e Santana de Patos.

Assista a íntegra: