Moradores pagam para COPASA despejar esgoto em rio, revela depoente

A presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Santana de Patos prestou depoimento na CPI da COPASA.

Compartilhe!

A CPI da COPASA ouviu na tarde desta terça-feira (24) a presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Santana de Patos, Viviana Pereira Sieira. Ela informou que a COPASA possui uma pequena estrutura onde faz a extração da água, através de poço artesiano, e adiciona os componentes químicos para o tratamento.

Viviana ainda informou que não considera a localização da estação adequada, já que nas proximidades existe uma propriedade rural onde se cria animais. Segundo ela, as fezes acabam tendo contato com as proximidades das instalações da companhia.

Depois de tratada, a água é encaminhada para um reservatório, por queda natural, onde é distribuída para as residências.

Em Santana de Patos, segundo a moradora, não há tratamento de esgoto, apenas coleta. Os moradores pagam uma taxa pela coleta, sendo os dejetos despejados no Rio Espirito Santo. Viviana informou que as vezes o esgoto vaza em áreas de céu aberto. No período de chuvas chega a ocorrer o transbordo dos bueiros e o esgoto chega a voltar para dentro das residências.

Outra reclamação é quanto a danificação do asfalto das ruas. Os moradores afirmam que a COPASA estragou o pavimento durante obras de reparo na rede. Viviana citou que na gestão anterior (2017-2020) apresentou demandas ao ex-vereador Braz Paulo (CIDADANIA), contudo não houve uma solução. Nesta gestão (2021-2024), o asfalto já foi recuperado por servidores da Secretaria Municipal de Obras.

Em janeiro/2021 a COPASA anunciou um investimento de R$ 14 milhões para implementar o tratamento de esgoto nos distritos de Bom Sucesso, Chumbo, Major Porto, Pilar, Pindaíbas e Santana de Patos.

Assista a íntegra:

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.