Moradores denunciam esgoto a céu aberto e COPASA culpa terceiros

Vazamento de esgoto foi flagrado no bairro Coração Eucarístico.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Patos Notícias teve acesso a vídeos de moradores do bairro Coração Eucarístico em Patos de Minas. Eles denunciaram um vazamento de esgoto na rede da COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).

Nas imagens é possível ver o esgoto transbordando e atingindo uma lagoa. Vários peixes apareceram na superfície, aparentemente por falta de oxigênio.

A reportagem procurou a COPASA que se manifestou por nota no final da tarde desta quarta-feira (23/03). A empresa citou que terceiros descartaram irregularmente entulho na área. O material sólido esmagou a tubulação e provocou o vazamento.

Sobre os peixes, alegaram que eles estão ficando sem água, já que a lagoa se formou naturalmente durante a cheia do Rio Paranaíba. No entanto, moradores descordam e afirmam que a lagoa em questão se formou numa área de brejo e é permanente.

Por fim, a COPASA informou que o vazamento foi resolvido e que na próxima semana a tubulação será substituída.

Leia a íntegra da nota:

A Copasa informa que o extravasamento de esgoto na área de pastagem localizada nas proximidades da rua Riqueta Maria de Jesus, bairro Coração Eucarístico, em Patos de Minas, foi corrigido no fim da manhã desta quarta-feira (23/03).

O problema foi causado pelo estreitamento da rede, decorrente do descarte de entulho na região por parte de terceiros, o que está provocando o esmagamento da tubulação. A situação foi agravada pelo lançamento irregular de objetos sólidos nas redes coletoras. Para evitar esse tipo de transtorno, a Copasa orienta que a água da chuva seja corretamente canalizada para as redes de drenagem pluvial; indica a utilização de ralinhos em pias e banheiros; construção de caixas de gordura no interior do imóvel e limpeza periódica dessas estruturas.

A fim de corrigir o problema provocado pelo dano na rede de esgoto, técnicos da companhia realizarão, entre os dias 28 e 31/03, a substituição de 300 metros de redes de esgoto.

A Copasa esclarece que a mortandade de peixes no local é reflexo da elevação do Rio Paranaíba. Com a cheia, o manancial atingiu a região, formando uma lagoa temporária. Quando seu nível começou a baixar, os peixes ficaram presos no local, morrendo em consequência da evaporação da água.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

1 Comentário
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre José
24/03/2022 14:05

Como acontece com todo INCOMPETENTE, a culpa sempre é de um terceiro. É a terceirização da culpa ou vitimização.

A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.