
Os moradores de Patos de Minas e de toda a região sudeste e sul do Brasil puderam acompanhar o eclipse solar parcial no início da tarde desta segunda-feira (14/12).
Na Argentina e no Chile o fenômeno foi total e o dia virou noite. Já em terras brasileiras, os mais sortudos, no sul, puderam ver até 45% do sol sendo ocultado. Em Minas Gerais, variou para até 25%, quanto mais ao norte menor foi a intensidade.
“Num eclipse solar, a Lua está alinhada entre o Sol e a Terra, obstruindo parte ou o todo da luz de nossa estrela” destaca o estudioso de astronomia, Gilberto Dumont.
O sol emite uma grande quantidade de energia, luminosidade e calor, e por isso não se deve olhar diretamente sem proteção; o risco de danos na visão é alto. Para contemplar eclipses solares é necessário um filtro UV ou então dispositivos similares como viseira de soldador. Ao contrário do que muitos pensam os óculos solares tradicionais e as chapas de raio-x não protegem. Mesmo com o equipamento adequado não se deve olhar para o sol por mais de 15 segundos.
Quem perdeu o eclipse pode rever os vídeos e fotografias ou então aguardar o próximo em 14 de outubro de 2023.
QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!
Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação.