Moradores de Patos de Minas e região contemplam o eclipse solar parcial

O próximo eclipse solar, visto no Brasil, será em 2023.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Eclipse Solar - Patos de Minas (2)
Foto: Lélis Félix (Patos Notícias)

Os moradores de Patos de Minas e de toda a região sudeste e sul do Brasil puderam acompanhar o eclipse solar parcial no início da tarde desta segunda-feira (14/12).

Na Argentina e no Chile o fenômeno foi total e o dia virou noite. Já em terras brasileiras, os mais sortudos, no sul, puderam ver até 45% do sol sendo ocultado. Em Minas Gerais, variou para até 25%, quanto mais ao norte menor foi a intensidade.

“Num eclipse solar, a Lua está alinhada entre o Sol e a Terra, obstruindo parte ou o todo da luz de nossa estrela” destaca o estudioso de astronomia, Gilberto Dumont.

O sol emite uma grande quantidade de energia, luminosidade e calor, e por isso não se deve olhar diretamente sem proteção; o risco de danos na visão é alto. Para contemplar eclipses solares é necessário um filtro UV ou então dispositivos similares como viseira de soldador. Ao contrário do que muitos pensam os óculos solares tradicionais e as chapas de raio-x não protegem. Mesmo com o equipamento adequado não se deve olhar para o sol por mais de 15 segundos.

Quem perdeu o eclipse pode rever os vídeos e fotografias ou então aguardar o próximo em 14 de outubro de 2023.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.