Monte Carmelo: Festival do Café acontece em outubro

A primeira edição contará com uma programação bastante diversificada.

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Festival do Café - Monte Carmelo
Foto: Divulgação

No dia 04 de outubro a cidade de Monte Carmelo no Alto Paranaíba recebe a primeira edição do Festival do Café. Um festival inspirado na história do café que irá resgatar e valorizar a diversidade cultural trazendo este universo ao conhecimento do público.

O evento que é uma idealização da jornalista Miriam Gonçalves faz parte das comemorações do aniversário de Monte Carmelo e do Jornal Expresso Cerrado.

O Festival que acontece de 04 à 07 de outubro tem como  objetivo de tirar do “Movimento Terceira Onda” das páginas do Jornal Expresso do Cerrado  proporcionando aos participantes oportunidade única de vivenciar detalhes do universo de uma das bebidas mais consumida no mundo, com degustação de cafés gourmets, especiais e uma infinidade de produtos de sua origem .

Além da degustação de vários tipos de café, o festival contará com várias atrações culturais e gastronômicas no espaço Cultural da cidade. Vale a pena ressaltar, que esse projeto tem contra-partida social, e os organizadores criaram uma agenda com curso de grãos de café que irá capacitar cerca de 24 pessoas, além de worshop e palestras.

Um vôo de balão pelos cafezais do Cerrado Mineiro, será sorteado através da promoção Nas Alturas com o Expresso. Agricultores participantes terão palestras pelo Circuito Mineiro de Cafeicultura realizado em parceria com a Emater. Entre as atrações confirmadas, está Euzebio voz e violão, Orquestra Popular do Cerrado, Quarteto de Jazz, banda Click, banda Veneno Vivo entre outras.

HISTÓRIA DO CAFÉ

A trajetória do café, que é uma planta originária do continente africano, levado para a Arábia e posteriormente para o Egito, Turquia. Tendo sido no século XVII, introduzido na Itália e na Inglaterra. O café era consumido por diversas classes sociais, inclusive por intelectuais. Logo depois passou a ser consumido em vários outros países europeus, chegando à França, Alemanha, Suíça, Dinamarca e Holan­da. Seguindo sua marcha de expansão pelo mundo, o café chegou às Américas e nos Estados Unidos. Foram os holandeses que disseminaram o café pelo mundo. Inicialmente transformaram suas colônias nas Índias Orientais em grandes plantações de café e junto com franceses e portugueses transportaram o café para a América. Na Guiana Holandesa (hoje Suriname), foram introduzidas mudas do Jardim Botânico de Amsterdã. O Sargento Francisco de Mello Palheta transportou para o Brasil, para a cidade de Belém (Pará) em 1727, algumas sementes e plantas ainda pequenas. No Brasil, o desenvolvimento do café confunde-se com a própria história do País devido a sua grande importância econômica e social. “Desta maneira, vemos essa história como grande fonte geradora e condutora de cultura, sendo o enredo perfeito para a multiplicidade cultural do projeto,” destacou a jornalista Miriam Gonçalves.

CAFÉ DE MINAS

O café mineiro pode ser considerado o Ouro Negro do Estado. É o segundo produto mais representativo na economia de Minas Gerais. Perdendo apenas para o minério. Normalmente o café mineiro é comparado ao colombiano, pois compete no mesmo nível.

Devido às exigências dos consumidores, os grãos de Minas vem ganhando cada vez mais o mercado. A diversidade de aromas presentes em alguns cafés tem rompido a barreira da simplicidade do produto tradicional e vem compondo o cardápio gourmet das mais variadas formas. Reconhecido em excelência no sabor e aroma.

LOCAL – Espaço Cultural

PROGRAMAÇÃO

04/10 – Abertura Oficial e Divulgação do Resultado da Promoção “Nas Alturas com o Expresso” às 18h

05 e 06/10 – Degustação Cafeteria 17h às 21h e Food Truck 18h às 23h

07/10 – Vôo de Balão às 06h30 e Brunch às 09h

Texto: Raquel Costa

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.