Ministério da Saúde faz vistoria e Patos de Minas poderá voltar a ter oncologia pelo SUS

Técnicos visitaram a Santa Casa e o Centro Oncológico Az do Noroeste. Falcão demostra confiança no retorno da especialidade.

Compartilhe!

O prefeito, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), anunciou que os trâmites para a volta da oncologia para Patos de Minas estão fase avançada. Na segunda-feira (27/06) uma equipe do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde vistoriou as instalações do Centro Oncológico AZ do Noroeste e da Santa Casa de Misericórdia.

A prefeitura articula para credenciar a Santa Casa para oferecer quimioterapia, exames, consultas e cirurgias oncológicas. Já no Centro Oncológico AZ do Noroeste será ofertada a radioterápia.

Falcão ressaltou que o processo é complexo mas está confiante que novidades possam ser anunciadas nas próximas semanas.

Leia a seguir a íntegra do comunidade emitido pelo prefeito:

Mais um importante passo em nossa luta para reestruturar a saúde de nossa cidade! Já abrimos o nosso tão sonhado hospital e através dele estamos zerando as filas de cirurgias. Temos outros inúmeros avanços. Muitas conquistas em 1,5 ano de trabalho.

Mas muito ainda a fazer e trazer o tratamento oncológico novamente para Patos de Minas é um dos nossos maiores objetivos. Não queremos mais que os nossos pacientes precisem fazer o tratamento longe de casa, o que ocorre desde 2019.

Recebemos, nessa segunda, a visita dos técnicos do Ministério da Saúde acompanhados da Superintendência Regional de Saúde e toda nossa equipe técnica para verificar a fase final do nosso processo de Habilitação.

O processo de habilitação em oncologia é extremamente minucioso e passa por várias etapas: pactuações em reuniões macrorregionais e estaduais, aprovação do Estado, várias análises pela equipe técnica do Ministério e pôr fim a visita final para verificação das informações.

A Portaria Nº 1.399, de 17/12/2019 redefine os critérios para a habilitação de estabelecimentos de saúde na alta complexidade em oncologia no âmbito do SUS e exige que quimioterapia esteja dentro de um Hospital Geral. A radioterapia pode estar em local separado.

Portanto a vistoria foi realizada na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, que é um hospital filantrópico, 100% SUS, com plena capacidade de atendimento dos pacientes em cirurgias, consultas e exames oncológicos pactuados e também de ofertar o serviço de quimioterapia. Também foi feita a visita na Clínica AZ do Noroeste para habilitação em radioterapia.

Estamos confiantes que nas próximas semanas conseguiremos boas notícias para todos os pacientes que sofrem com tratamento oncológico feito longe de casa. Se Deus quiser, colocando sempre os pacientes em primeiro lugar, conseguiremos trazê-los para perto de casa e de suas famílias.

Compartilhe!

comentários

2 Comentários
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Britinho
28/06/2022 14:34

Britinho sempre cobrando

Maria Aparecida Rodrigues Rocha
28/06/2022 14:30

Parabéns! Patos de Minas merece, vai ajudar muito, não moro aí,mas faço tratamento aí no HNSF.

A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.