Minaspetro alerta para o risco de faltar diesel em MG

Distribuidoras estariam cancelando pedidos devido à defasagem dos preços internos em relação às cotações do mercado internacional.

Compartilhe!

Diesel
Foto: Reprodução

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro) emitiu um comunicado preocupante nesta terça-feira (08/08) acerca da situação dos combustíveis, em especial do diesel, nas bombas do estado. Revendedores relataram que bases distribuidoras estariam cancelando pedidos de diesel S10 e S500, possivelmente devido à defasagem dos preços internos em relação às cotações do mercado internacional.

Diante dessa situação preocupante, o Minaspetro ressaltou em seu comunicado que tomará medidas para mitigar os possíveis impactos negativos no fornecimento de diesel. Um dos passos importantes será a notificação das autoridades reguladoras competentes, a fim de enfatizar o risco iminente de desabastecimento. A entidade vem alertando há tempos que o abandono da Paridade de Preços de Importação (PPI) teria consequências graves para o mercado de combustíveis, incluindo implicações sérias para a estatal.

A possível interrupção no fornecimento de diesel, caso ocorra, traria desafios significativos para diversos setores da economia, afetando desde o transporte de cargas até a produção agropecuária e outras atividades essenciais. A estabilidade do mercado de combustíveis, conforme apontado pelo Minaspetro, é um fator crítico para o funcionamento harmônico da economia e do país como um todo.

Leia a íntegra da nota emitida pela Minaspetro:

O Minaspetro recebeu informações de diversos revendedores que as bases distribuidoras estão cortando pedidos, especialmente no diesel S10 e S500. Isso se deve, possivelmente, pela defasagem do preço interno em comparação com os valores praticados no mercado internacional, alertada amplamente pelos especialistas do mercado. O risco de desabastecimento é algo que deve ser fortemente combatido por todos os elos da cadeia. O Minaspetro vem alertando que o abandono à Paridade de Preços de Importação (PPI) seria um risco para o mercado de combustíveis e, sobretudo, para a própria estatal. O Minaspetro irá notificar os órgãos reguladores e reforça o alerta à população sobre o risco de desabastecimento para o diesel, um problema grave para o andamento harmônico da economia e da sociedade. Caso a situação permaneça, haverá postos, especialmente do interior e Marca Própria, sem combustível para a venda ao longo da semana.

Compartilhe!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

REPORTE DE REPORTAGEM

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.