Minas tem terceira menor taxa de mortalidade por coronavírus do país

Ranking nacional aponta estado como um dos mais controlados na luta contra a pandemia.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Coronavírus Minas Gerais
Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), nesta quinta-feira (7/5), Minas Gerais ocupa a antepenúltima posição no ranking de óbitos por coronavírus do país.

Os dados apurados pelo órgão apontam 5 mortes por 1 milhão de habitantes no estado desde o início da pandemia. O índice é 1 ponto acima do último e penúltimo colocados, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, respectivamente, com 4 mortes por 1 milhão de habitantes.

- Continua depois da publicidade -

Dados locais

De acordo com estes números, Minas Gerais é o 3º estado com a menor taxa de óbitos, com índice 87% menor que a média dos estados e 89% menor considerando o país como um todo.

Apesar de o número indicar uma situação controlada no estado, em live realizada nesta quinta-feira (7/5), em que o governador anunciou a recuperação e disponibilização de mais 368 leitos de UTI na rede pública hospitalar do Estado, ele ressaltou que todo o esforço tem sido feito para preparar os hospitais “para que nenhum mineiro fique sem leito”.

Romeu Zema destacou ainda que o resultado positivo para o enfrentamento da pandemia no estado é fruto de um trabalho integrado e da união de esforços de todos.

Ações

Além da habilitação de novos leitos de UTI, o estado tem empreendido intenso trabalho de prevenção e combate à pandemia de Covid-19 com ações como desinfecção de espaços públicos, identificação e recuperação de leitos de UTI na rede pública de saúde e campanhas de conscientização da população, entre outras iniciativas.

Segundo o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, a população também tem sido responsável pelos índices positivos no combate ao coronavírus. “O isolamento em momento oportuno e com bom nível de adesão social é um dos fatores para o desempenho do estado na luta contra a pandemia”.

Segundo o último balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgado nesta quinta-feira (7/5), o estado tem 2.770 casos e 106 mortes confirmadas pelo coronavírus.

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -