Minas Gerais receberá vacinas hoje (18); elas seguem para o interior amanhã (19)

Romeu Zema se encontrou com Eduardo Pazuello no início da manhã em SP. Vacinação em BH poderá começar nesta segunda-feira (18).
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (18), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), se reuniu com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O encontro aconteceu no centro de distribuição em Guarulhos-SP.

Pazuello anunciou que a vacinação foi antecipada. As doses estarão em todas as capitais até o final da tarde. Ainda hoje, as doses começarão a ser aplicadas em profissionais de saúde, idosos a partir de 75 anos e internos (com mais de 60 anos) de asilos e clínicas de longa permanência.

As doses destinadas à Minas Gerais, 561 mil, sairão de Belo Horizonte amanhã, terça-feira (19), com destino aos municípios do interior. As doses serão levadas até as regionais de saúde e depois distribuídas as demais cidades.

Estratégia

Minas Gerais possui extensão territorial de 586.528 quilômetros, o que exige organização minuciosa para distribuição eficiente das vacinas, mantendo também a austeridade nos gastos. “Nosso papel neste momento é auxiliar a otimizando do emprego dos meios de transporte disponíveis no Estado, organizando as rotas de escoamento das vacinas para que cheguem aos 853 municípios rapidamente e com acondicionamento adequado”, observa a subsecretária de Vigilância em Saúde, Janaina Passos.

Foram avaliados, por exemplo, os tamanhos das caixas que transportarão as vacinas, o peso, os formulários a serem preenchidos e as necessidades técnicas.

Logística

Tão logo cheguem em Belo Horizonte, as vacinas serão armazenadas na Rede Estadual de Frio. Por meio da frota do Governo de Minas, que contempla aviões e helicópteros, as vacinas serão distribuídas para as 28 Unidades Regionais de Saúde. Vale lembrar que responsáveis técnicos viajarão junto com os insumos para monitorar a temperatura das vacinas.

Também já foram esboçados os trajetos e tempo necessário para que a vacina chegue em condições ideais em cada município. Na chegada às regionais, como já é de praxe nas Campanhas de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações – PNI, ficará a cargo dos municípios a retirada das doses.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.