
Foto: Divulgação (PMMG)
Os roubos estão se tornando frequentes em várias cidades do Brasil. Em Monte Carmelo, durante a tarde desta quinta-feira (13), dois criminosos armados abordaram vítimas na Avenida Quatro no Bairro do Carmo. Mediante ameaçaram eles subtraíram dois aparelhos celulares e uma quantia de 150,00 reais em dinheiro. Eles fugiram e adentraram em uma região de vegetação densa.
A Polícia Militar foi acionada e de maneira eficiente se deslocou até o local. As duas equipes compostas por seis militares realizaram buscas nos entornos e conseguiram localizar os autores. Os PMs deram voz de parada, porém os homens não obedeceram. Eles foram perseguidos e alcançados.
Os autores foram identificados como dois menores de idade. Em diálogo com os policiais, eles afirmaram que haviam descartado a arma e os objetos furtados durante a fuga. Diante disso, novas buscas foram efetuadas e o trajeto feito por eles foi refeito.
Foram encontrados um simulacro de arma de fogo, o material furtado instantes antes (150,00 reais e dois celulares) e mais dois aparelhos celulares de origem duvidosa. Os adolescentes foram levados para a delegacia, juntamente com os objetos recuperados.
Evite que seu celular seja roubado
1)Não o carregue à mostra em ruas de grande movimento e transporte público. Procure levar no bolso e com o modo vibrador acionado.
2)Em bares, restaurantes, cafeterias e casas noturnas, jamais deixe o aparelho sobre a mesa ou balcão. Ao entrevistar bandidos em cadeias públicas, ouvi diversas vezes a seguinte afirmação: “Aquilo que não vejo, não tenho como desejar”.
3)Cuidado extremo ao atender chamadas em vias públicas. Se for ligação urgente, entre em algum estabelecimento comercial, você poderá falar com tranquilidade e o nível de segurança será bem maior.
4)Em coletivos, não use celular se estiver sentado próximo à janela e com vidro aberto, pois uma mão sorrateira poderá invadir o interior do ônibus e com rapidez e destreza subtrair o aparelho.
5)Procure usar fone de ouvido acoplado ao celular, e use de discrição, principalmente em lugares de grande movimento. Cuidado para que o celular não se torne um “vício” em sua vida. Assim como existem usuários que falam ao celular até embaixo do chuveiro, encontramos pessoas desatentas que compulsivamente se veem obrigadas a atender chamadas em qualquer local, mesmo sabendo da possibilidade de roubo.
6)Não carregue celular em balada. Antes de ir, procure saber se o local conta com chapelaria. Se não tiver, deixe o aparelho em casa ou esconda-o no interior do carro, se estiver em estacionamento privado.
7)Geralmente, temos em casa celular antigo e baratinho que não usamos mais. Quando for a lugares com maior risco de assaltos, utilize esse aparelho reserva, assim, no caso de ser vítima de bandidos, pelo menos o prejuízo será bem menor.
8)Jamais deixe o celular à mostra no interior de veículo.
9)Dirigir e falar ao telefone é uma das infrações de trânsito mais cometidas pelos motoristas. O Código de Trânsito Brasileiro prevê ao infrator multa de R$ 85,13, além de adicionar quatro pontos na CNH, sem contar o risco de abordagem criminosa.
10)Se seu celular possui tecnologia 3G, instale programa rastreador, pois em caso de subtração aumenta, sobremaneira, a possibilidade de localizar o criminoso.
11)Assim como instalamos antivírus no PC, devemos fazer o mesmo com o telefone móvel ligado à internet.
12)Faça back up semanal do conteúdo de seu equipamento, pois em caso de perda ou subtração, a frustração será bem menor.
13)Cuidado com o armazenamento de fotos e vídeos sensuais; se caírem em mãos erradas, você perderá noites de sono.
14)Descubra o número secreto de seu aparelho, conhecido por IMEI, digitando *#06#. Em caso de perda ou roubo, ao informar à operadora o referido número, automaticamente o aparelho será bloqueado, independente de qual Sim Card esteja inserido.
Lélis Félix – Triângulo Notícias
QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!
Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação.