Militante de ocupação de 'Sem Tetos' morre em ação policial em Uberlândia

PM fala em legitima defesa. MTST, em nota, cita "covarde execução". Caso será investigado.

Compartilhe!

Foto: Reprodução (Google Street View)

Um homem de 41 anos morreu durante uma abordagem policial na ocupação Fidel Castro, às margens da BR 050 em Uberlândia. Segundo a Polícia Militar, o indivíduo, qualificado como suspeito na ocorrência, estaria portando uma arma de fogo e que os agentes agiram em legitima defesa. Já o Movimento Nacional dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), através de nota, afirmou que o homem era coordenador da ocupação, não estava armado e foi “covardemente executado”.

O fato aconteceu no início da manhã da última quinta-feira (05/03). Horas depois, moradores da ocupação Fidel Castro protestaram contra a morte do homem e interditaram a BR 050. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acionou a Polícia Militar para desbloquear a via. Os militares do batalhão de choque utilizaram bombas de gás lacrimogênio para dispersar o grupo.

Em nota enviada à imprensa, a Nona Região da Polícia Militar informou que os militares realizavam uma incursão nas proximidades da ocupação, quando se depararam com três suspeitos, sendo que um deles estaria armado. O grupo teria fugido por um matagal e o indivíduo, que estaria com o revólver, teria a apontado em direção aos militares. Neste momento, os PMs reagiram e efetuaram disparos. De imediato, eles não perceberam que o suspeito teria sido atingido. Foi solicitado reforço e em seguida feita uma varredura pelo local. Um suspeito de 36 anos foi preso ileso e o homem de 41 anos encontrado caído ao solo com sangramento na cabeça. Foi prestado socorro e o rapaz encaminhado para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU), onde faleceu.

Foto: Reprodução (Google Maps)

A Polícia Militar ainda informou que encontrou um revólver calibre .38 junto ao homem. A arma estaria com três munições intactas, sendo que uma estava “picotada”, ou seja, teria havido o acionamento gatilho, mas o tiro falhou.

O Movimento Nacional dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), escreveu em nota: “[Ele] era e sempre será exemplo para os lutadores e lutadoras sem-teto, por sua dedicação à luta e à coletividade. Milhares de militantes como ele seguirão em frente, para que essa injustiça jamais seja esquecida”.

As circunstâncias da morte serão investigadas pela autoridades competentes. O Ministério Público também poderá entrar no caso.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.