Milhares podem ter a CNH suspensa ou cassada em Patos e região

Mais de hum mil processos já estão em aberto e até nove mil procedimentos podem ser instaurados.

Compartilhe!

Milhares de motoristas de Patos de Minas e da região podem perder o direito de dirigir em virtude de suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Um levantamento da Polícia Civil, a pedido do Patos Notícias, mostra que 1.190 condutores estão com processos em tramitação e outros 9.493 procedimentos ainda poderão ser instaurados nos próximos meses em virtude de infrações já cometidas.

São 1.826 carteiras suspensas ou bloqueadas na região. Para recuperar o direito de dirigir, dependendo do caso, o motorista precisa passar por um curso e prova de reciclagem. Também há a possibilidade de recurso.

A 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil atende treze municípios: Arapuá, Carmo do Paranaíba, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Tiros e Varjão de Minas.

O delegado regional, Flávio Henrique Luciano, esclareceu que são três processos  administrativos que podem resultar na suspensão ou cassação da CNH : somatório de pontos, infrações auto suspensivas e processos administrativos de acidentes de trânsito.

Quais infrações/multas suspendem a CNH?

Multas auto suspensivas da CNH
Fonte: doutormultas.com.br

Infrações mais comuns em Patos de Minas e região

“As duas infrações que mais geraram a suspensão da CNH é o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante”, ressaltou. Flávio Henrique explicou que os processos não foram paralisados. Houve uma alteração no código de trânsito com a ampliação do número de pontos para suspensão da CNH. “Esta alteração é benéfica para aqueles que tinham atingido mais de 20 pontos e que se encaixam nesta nova regra”, explicou. Segundo ele, o próprio sistema do DETRAN já reconhece estas alterações.

Pontuação de CNH

As infrações de trânsito são classificadas por gravidade e pontuação:

  • Leve (3 pontos)
  • Média (4 pontos)
  • Grave (5 pontos)
  • Gravíssima (7 pontos)

Cada pontuação tem validade de 12 meses, a partir da data de autuação. Após o período, os pontos referentes a infração são excluídos. Quando se atinge o limite de pontos é instaurado o processo administrativo de suspensão da CNH.

De acordo com a atual legislação os limites de pontos da CNH são:

  • 20 pontos: caso constem duas ou mais infrações gravíssimas.
  • 30 pontos: caso conste uma infração gravíssima.
  • 40 pontos: caso não conste nenhuma infração gravíssima.

Os motoristas que exercem atividade remunerada e possuem a indicação no verso da CNH possuem 40 pontos, independentemente da gravidade das infrações. O mesmo vale para motoristas de ônibus, caminhão e mototáxi.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.