Milhares podem ter a CNH suspensa ou cassada em Patos e região

Mais de hum mil processos já estão em aberto e até nove mil procedimentos podem ser instaurados.

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Milhares de motoristas de Patos de Minas e da região podem perder o direito de dirigir em virtude de suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Um levantamento da Polícia Civil, a pedido do Patos Notícias, mostra que 1.190 condutores estão com processos em tramitação e outros 9.493 procedimentos ainda poderão ser instaurados nos próximos meses em virtude de infrações já cometidas.

São 1.826 carteiras suspensas ou bloqueadas na região. Para recuperar o direito de dirigir, dependendo do caso, o motorista precisa passar por um curso e prova de reciclagem. Também há a possibilidade de recurso.

A 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil atende treze municípios: Arapuá, Carmo do Paranaíba, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Tiros e Varjão de Minas.

O delegado regional, Flávio Henrique Luciano, esclareceu que são três processos  administrativos que podem resultar na suspensão ou cassação da CNH : somatório de pontos, infrações auto suspensivas e processos administrativos de acidentes de trânsito.

Quais infrações/multas suspendem a CNH?

Multas auto suspensivas da CNH
Fonte: doutormultas.com.br

Infrações mais comuns em Patos de Minas e região

“As duas infrações que mais geraram a suspensão da CNH é o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante”, ressaltou. Flávio Henrique explicou que os processos não foram paralisados. Houve uma alteração no código de trânsito com a ampliação do número de pontos para suspensão da CNH. “Esta alteração é benéfica para aqueles que tinham atingido mais de 20 pontos e que se encaixam nesta nova regra”, explicou. Segundo ele, o próprio sistema do DETRAN já reconhece estas alterações.

Pontuação de CNH

As infrações de trânsito são classificadas por gravidade e pontuação:

  • Leve (3 pontos)
  • Média (4 pontos)
  • Grave (5 pontos)
  • Gravíssima (7 pontos)

Cada pontuação tem validade de 12 meses, a partir da data de autuação. Após o período, os pontos referentes a infração são excluídos. Quando se atinge o limite de pontos é instaurado o processo administrativo de suspensão da CNH.

De acordo com a atual legislação os limites de pontos da CNH são:

  • 20 pontos: caso constem duas ou mais infrações gravíssimas.
  • 30 pontos: caso conste uma infração gravíssima.
  • 40 pontos: caso não conste nenhuma infração gravíssima.

Os motoristas que exercem atividade remunerada e possuem a indicação no verso da CNH possuem 40 pontos, independentemente da gravidade das infrações. O mesmo vale para motoristas de ônibus, caminhão e mototáxi.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.