Mesmo com dívida do estado, Arapuá honra compromissos e investe na educação

Apesar do estado dever mais 1 milhão para o município, serviços continuam em pleno funcionamento e servidores recebem salários em dia.

Compartilhe!

WhatsApp Image 2018-12-20 at 09.47.04 (1)
Arapuá é uma das menores cidades do Brasil

Os municípios mineiros estão tendo que ‘sobreviver’ diante do não repasses de recursos pelo governo estadual. A crise financeira se intensificou no ano de 2018 e obrigou alguns prefeitos a cortar gastos, incluindo dispensa de funcionários e suspensão serviços.

Arapuá, cidade com pouco menos de 3 mil habitantes [IBGE 2010], está na contramão da crise, isso porque a administração municipal conseguiu honrar todos os compromissos com os servidores, além de promover ajuste salarial e garantir bolsas de estudo.

WhatsApp Image 2018-12-20 at 09.47.01
João Terto e Emílio Boaventura respectivamente

O Triângulo Notícias conversou com os gestores, João Terto (prefeito) e Emílio Boaventura (vice-prefeito) que ressaltaram que tiveram que fazer manobras diante do não repasse de verbas pelo estado. A dívida com o município, atualizada em dezembro, é de R$ 1.295.000,00. “Esse valor é maior que a arrecadação total de Arapuá em alguns meses do ano. É como se tivéssemos que trabalhar 12 meses e receber apenas 11”.

Os atrasos ocorrem desde meados de 2017. O estado teria pago algum valor mais antigo e voltou atrasar os repasses constitucionais atuais, como Transporte Escolar, Piso da Assistência, Saúde, FUNDEB, dentre outros.

Apesar dos débitos todos os serviços continuaram em pleno funcionamento e os servidores estão com os salários em dia. A atual gestão ainda garantiu o pagamento das Bolsas Universitárias, que são concedidas para estudantes de instituições privadas.

WhatsApp Image 2018-12-20 at 09.48.24

Todos os alunos universitários são beneficiados com bolsa mensal de 220,00 reais, além do transporte gratuito . “Arapuá investiu mais de 500,00 reais por aluno mensalmente em 2018 no ensino superior, o que não é obrigação dos municípios e sim uma conscientização que a educação é a solução para os problemas do nosso país.”

O 13ª salário foi pago, conforme informado pela administração, em duas parcelas. A primeira foi repassada aos servidores em julho e a segunda na última semana. Já a folha de pagamento de dezembro será fechada antes do natal.

WhatsApp Image 2018-12-20 at 09.47.04
Arapuá ainda ampliou a frota de veículos

Os gestores afirmaram que usaram a “sabedoria” para agir neste período de crise, porém ressaltaram que poderiam ter feito “muito mais” caso tivessem recebido os repasses do governo.

Arapuá faz parte da AMAPAR (Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba) e na sexta-feira passada (14/12) os chefes do executivo estiveram junto do governador eleito, Romeu Zema (NOVO). Ele teria tranquilizado os prefeitos com relação a dívida e afirmou que vai fazer o que for possível para contornar a situação.

Os administradores garantiram honrarão os compromissos até janeiro disseram que “acreditam” que seguindo o mesmo planejamento de 2018, chegarão bem ao final de 2019.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.