Mercado de franquias se expande em Minas Gerais

Minas Gerais é o 3º Estado em número de redes e unidades de franquias no Brasil.

Compartilhe!

Franquias Minas Gerais
A maioria das franquias em MG está ligada ao setor alimentício 
Foto: Alterio Felines por Pixabay
Belo Horizonte, março de 2020 – Segundo o balanço da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o mercado de franquias em Minas Gerais expandiu 11% em número de redes no ano passado, atingindo o patamar de 780 marcas em operação em todo o estado.

As operações de franchising em Minas faturaram R$ 14,5 bilhões em 2019, o que representa um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já em número de unidades, o mercado mineiro expandiu 11%, com 9.333 operações.

A diretora regional da ABF Minas, Danyelle Van Straten, destaca o potencial dos inúmeros municípios no Estado “Nosso crescimento se dá as inúmeras opções que temos em todo o Estado. Somos 853, correspondendo a a 15,5% do total de municípios do país. O mercado mineiro de franquias refletiu a maturidade do setor no Brasil”, declarou.

Segundo a diretora, um dos motivos do crescimento se dá também pela instalação de novos formatos, além de lojas tradicionais, o que permite modelos mais baratos em cidades menores. “A interiorização das franquias está acontecendo muito forte principalmente pela instalação de modelos mais enxutos como quiosques ou store in store. Isso reduz o custo da instalação e da operação”, destacou a executiva.

A maioria das unidades no Estado atua nos mercados de Alimentação (21,6%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (21,4%), e Serviços Educacionais (13,6%), o que demonstra que Minas está alinhado com o mercado nacional.

Minas Gerais é o terceiro estado da nação em número de redes e unidades de franquias em operação. Nas primeiras colocações em ambos os rankings estão São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.

Trimestral e anualmente a ABF pesquisa e divulga o desempenho do setor de franquias no Brasil. Os números da ABF balizam o mercado e são utilizados pelo próprio setor, além de instituições financeiras e órgãos governamentais.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.