Medidas adotadas em Minas adiaram o pico da pandemia diz secretário

Minas Gerais se destaca no controle da covid-19, mas é essencial que a população mantenha prevenção.

Compartilhe!

Coletiva sobre o enfrentamento da Covid-19 em Minas Gerais
Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, e o secretário de estado adjunto de Saúde Marcelo Cabral avaliaram a situação do estado quanto ao enfrentamento e controle da pandemia de covid-19 em entrevista coletiva virtual, realizada na última terça-feira (9/6).

Conforme o secretário, as medidas adotadas pelo Governo do Estado para diminuir a transmissão da doença foram determinantes para modificar a tendência de Minas em relação ao país.

Rapidez de resposta

O secretário destacou que o governo adotou medidas rapidamente ao identificar que o pico da doença no estado estava projetado para junho e seguindo a mesma tendência do país.

Entre as ações mais eficazes, ele citou a criação do Plano Minas Consciente e a realização de videoconferências e de reuniões com todas as macrorregiões mineiras. O objetivo de sensibilizar os gestores municipais de Saúde e prefeitos a aderirem ao máximo às medidas de isolamento, dentro da visão do Minas Consciente e com a intenção também de adiar o pico de contaminações, tem levado o estado a um bom índice de controle da pandemia.

Projeção prorrogada

Amaral lembrou que, de acordo com os primeiros estudos, baseados na tendência do Brasil e adaptados para a população de Minas Gerais, o pico da covid-19 no estado seria nesta terça-feira, dia 9 de junho. No entanto, Minas conseguiu prorrogar a data de pico para meados de julho. Apesar de adiar a projeção  em mais de um mês, o secretário explicou que o vírus vai continuar a circular por um longo tempo. Diante disso, fez um alerta à população. “Não podemos flexibilizar exageradamente, nem acabar com as medidas de isolamento. Caso contrário, pode haver um acréscimo muito grande de casos e, consequentemente, risco assistencial, o que é tudo que não queremos”, reforçou.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.