Mais de 1 mil lotes sujos já foram notificados pela prefeitura; multa é de R$ 1.216,66

O prazo para limpeza é de oito dias a contar da data de recebimento da notificação.

Compartilhe!

A Prefeitura de Patos de Minas já notificou, somente em 2022, mais de 1 mil lotes sujos e outros 1 mil de lotes sem a calçada, que é exigido por lei municipal. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (09/06) pela assessoria de comunicação após questionamento do Patos Notícias.

A moradora do bairro Vila Rosa, Cléssia Ferreira de Castro, procurou o Patos Notícias para denunciar um lote sujo ao lado da casa dela na Rua Carmo do Paranaíba. Segundo ela, o ex-proprietário do lote faleceu há anos e, desde então, vizinhos tem feito a limpeza e improvisaram até uma lixeira para colocar no local.

Cléssia contou ainda que, por várias vezes, veículos despejam entulhos e até animais mortos no lote. Vários vizinhos já encontraram animais peçonhentos e insetos nas residências, alguns até foram picados por escorpiões. A situação já teria sido denunciada em anos anteriores, mas nada foi feito.

Após a denúncia, o Patos Notícias procurou a administração municipal. A assessoria de comunicação informou que a prefeitura não estava conseguindo contato com o dono, mas após ajuda da moradora, os proprietários foram notificados nesta quinta-feira (9). Eles se comprometeram a fazer a limpeza em oito dias e a construção de uma calçada em até 60 dias, prazo determinado por lei municipal.

O Patos Notícias questionou alguns pontos da fiscalização:

  • O que o município exige? 

O proprietário ou possuidor de terreno urbano, de faixa de seu domínio e/ou lote vago é obrigado a mantê-lo limpo, capinado e drenado, conforme previsto no Código de Posturas do Município (LC 379/2012). A mesma lei estabelece a obrigatoriedade de construção da calçada.

  • Quais as sanções em caso de descumprimento?

O prazo para limpeza é de oito dias a contar da data de recebimento da notificação. Caso o setor competente verifique o descumprimento, o proprietário é multado. A primeira multa é no valor de 254 UFPMs, o que equivale a R$ 1.216,66. No caso de reincidência, o valor é dobrado. Para construção de calçadas, esse período é de 60 dias, e há também as penalidades.

  • Como denunciar?

As denúncias podem ser feitas pelo aplicativo Conecta Patos ou pela Ouvidoria (3822-9115, das 12h às 18h ou via e-mail:

[email protected]

Há muitas situações em que o proprietário não é localizado por uma série de motivos, portanto, ao denunciar, o cidadão ajuda repassando o máximo de informações que tiver a respeito.

  • Existem muitas notificações sobre lotes sujos em Patos de Minas?

Somente este ano são cerca de hum mil notificações para limpeza e o mesmo número para construção de calçadas.

Compartilhe!

comentários

2 Comentários
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Fernandes
11/06/2022 18:22

OS MESMOS QUE RECLAMAM DE LOTES SUJOS, SÃO OS QUE JOGAM LIXOS NOS LOTES VAGOS, ISSO A PREFEITURA NÃO QUER SABER. LIMPEI MEU LOTE, DIZ CALÇADA, OS VIZINHOS JÁ JOGARAM LIXOS E ENTULHOS NELE.

Pirilampo da Silva
10/06/2022 12:27

Como diria aquele pastor personagem do Chico Anysio: “Vamos correr a sacolinha…”

A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.