Maggi diz que resultado do PIB reflete recuperação de perdas do agronegócio

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse hoje (1º) que o bom desempenho do setor no resultado do PIB está relacionado à recuperação das perdas do ano passado. O setor agrícola cresceu 13,4%, segundo dados divulgados hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em entrevista concedida em Castro, no Paraná, o ministro ressaltou que, não fosse a redução dos preços, o resultado poderia ter chegado a 17%. “É fácil explicar. Primeiro, o agronegócio é a parte da economia que mais tem crescido nos últimos anos. O crescimento de 13,4% basicamente é a recuperação do que perdemos no ano passado”, afirmou.

- Continua depois da publicidade -

Segundo Maggi, as perdas em 2016, só na agricultura, foram de cerca de 30 milhões de toneladas, em razão de problemas relacionados ao clima. A agricultura é responsável por 5,5% do PIB, mas somada a pecuária e agroindústria, o setor chega a responder por 25% do produto interno bruto brasileiro.

“Então, quando você tem mais volume de mercadoria, fretes maiores, mais consumo de combustíveis, de pneus, são pessoas empregadas, serviços. Então, indiretamente, a agricultura impulsiona a economia, porque tem um volume maior de produção, até com os preços menores que no ano passado”, disse.

Em um vídeo publicado no Twitter, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, ressaltou que o crescimento do PIB foi obtido com a ajuda dos agricultores familiares.

O presidente Michel Temer também comemorou pela rede social: “acabou a recessão!”, postou em sua conta no Twitter.

Fonte: Agência Brasil

- Continua depois da publicidade -

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -