Laboratório da UFU em Patos de Minas é habilitado para testes de covid-19

A princípio, unidade atenderá somente a população do município.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Reprodução (Google Street View)

O campus Patos de Minas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está apto a realizar testes de RT-PCR para detecção da Covid-19. Isso porque o Laboratório de Diagnóstico e Análises Moleculares da instituição foi aprovado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), tornando-se agora habilitado para a função. Como todos os equipamentos necessários já estão instalados, a estimativa é que o LDAM inicie os exames até a próxima semana.

Segundo o coordenador do LDAM, professor Guilherme Freitas, poderão ser realizados até 40 testes por dia, sendo toda a quantidade, a princípio, para atender somente Patos de Minas. O resultado ficará disponível em até 72 horas (três dias), ajudando a diminuir ainda mais a espera pelo diagnóstico em pacientes com suspeita da Covid-19. Esse tempo já havia sido reduzido com a habilitação do campus Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A Prefeitura de Patos de Minas é parceira no projeto de estruturar o Laboratório de Diagnóstico e Análises Moleculares da UFU para oferecer exames de RT-PCR. Por meio de convênio, o município repassou ao campus local da universidade mais de R$ 500 mil até o momento. O tipo de teste a ser realizado no LDAM é considerado o “padrão ouro” para confirmação da Covid-19, sendo a amostra (secreção) coletada no nariz ou na garganta.

Segundo especialistas, esse exame deve ser realizado no início da doença, especialmente na primeira semana, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.