Justiça nega suspensão da cassação de Lásaro Borges

A defesa do ex-vereador recorrerá em segunda instância.

Compartilhe!

Lásaro Borges - Patos de Minas
Lásaro Borges perdeu o cargo em 18 de novembro
Foto: Igor Nunes (Patos Notícias)

A defesa do ex-vereador, Lásaro Borges (PSD), cassado por quebra de decoro parlamentar por estelionato eleitoral, entrou com um pedido liminar na 4ª Vara Cível de Patos de Minas para a anulação da decisão. O pedido foi negado.

O advogado, Abelardo Medeiros Mota, argumentou que a comissão processante não indiciou claramente o motivo da quebra de decoro parlamentar e não apresentou provas que a sustentassem. Segundo ele, houve apenas a indicação de uma suposta irregularidade trabalhista, que por si, não justifica a cassação do mandato.

A defesa também argumentou que houve quatro inflações, mas todas foram votadas em conjunto, o que, segundo ela, fere o processo legal.

O juiz de direito, Rodrigo de Carvalho Assumpção, entendeu que o parecer da comissão processante, com 33 páginas, apresentou “as provas produzidas durante a investigação e as conclusões decorrentes de tal contingente probatório. Foram, ainda, fundamentadas as razões pelas quais se entende que a conduta praticada pelo requerente (devidamente especificada no documento), constituía quebra de decoro parlamentar”.

Sobre o argumento de votação única para quatro infrações, o juiz entendeu que isso não aconteceu. “No decorrer da fundamentação, foi devidamente esclarecido que as alegadas condutas referentes à corrupção generalizada e contumaz de compra de votos e estelionato eleitoral se tratam de crimes eleitorais (cujo julgamento não cabe à Comissão Processante, conforme devidamente fundamentado no parecer final), e que o pedido de cassação do mandato tinha como base exclusiva a falta de decoro”.

Por fim, Rodrigo de Carvalho Assumpção, concluiu: “A citação de trechos isolados do processo, com interpretação distorcida em favor da parte, é insuficiente para o reconhecimento, especialmente em caráter liminar, da existência de nulidades que justifiquem a suspensão […] sendo assim, com base no art. 300, do Código de Processo Civil, indefiro pedido liminar”.

Clique aqui e acesse a íntegra da decisão.

O que diz o ex-vereador

O Patos Notícias entrou em contato com o ex-vereador Lásaro Borges (PSD) na tarde desta quinta-feira (02/12). Ele não quis se manifestar e solicitou contato com o advogado.

Abelardo Medeiros Mota informou que discorda dos argumentos apresentados na decisão e que recorrerá na segunda instância em Belo Horizonte.

Compartilhe!

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.