José Eustáquio explica aquisição de caminhas para creches

Segundo ele, as caminhas foram adquiridas para crianças não dormirem no chão.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues (DEM), conversou na manhã desta quarta-feira (19/05) com o jornalismo do Patos Notícias sobre a aquisição das caminhas para as creches do município. Vereadores da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Patos de Minas questionam o valor e a quantidade feita pela administração municipal anterior.

José Eustáquio explicou que a compra foi realizada no ano passado, porém as camas só chegaram agora. Ele ressalta que as diretoras atuais não são as mesmas do ano passado, salvo raras exceções. “As caminhas foram adquiridas para não deixar as crianças dormirem no chão, tendo em vista que dormiam em colchonetes que tem a durabilidade menor”, ressaltou.

O ex-prefeito disse ainda que todas as compras são feitas com licitação e pelo menor preço. No caso da Secretaria Municipal de Educação, algumas compras são feitas através de Adesão de Ata de Compra do Ministério da Educação. O Ministério faz uma licitação abrangente e os municípios fazem adesão quando necessitam comprar.

José Eustáquio lembrou ainda que no ano passado foram inauguradas três novas creches (Nova Floresta, Coração Eucarístico e Alto Limoeiro) e quatro creches foram ampliadas (Alvorada, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Panorâmico e distrito de Santana de Patos).

A ex-secretária municipal de Educação, Fabiana Pereira, também falou com o Patos Notícias. Ela explicou que eram 18 creches municipais e que as camas vão atender a todas, inclusive da área rural. Ela ainda ressaltou que as caminhas são lindas e bastante úteis. A explicação sobre a compra, ela respondeu através de nota:

1. Ao longo da última gestão diversos itens foram adquiridos para equipar os Centros Municipais de Educação Infantil: espelhos para as salas de aula, mobiliários, quadros brancos, livros infantis, brinquedos, escaninhos coloridos, parquinhos e também as caminhas empilháveis.

2. As caminhas empilháveis ainda deverão ser distribuídas na maior parte das instituições de Educação Infantil.

3. A caminha é um projeto específico que atende com maior conforto os pequenos. Ao se preocupar com a qualidade do sono, há uma preocupação também com o desenvolvimento cognitivo das crianças.

4. É preciso ainda considerar aspectos como a higiene. A caminha é baixa, mas mantém as crianças afastadas do chão, proporcionando um repouso confortável e prevenindo doenças causadas por ácaros e bactérias. De fácil higienização, quando empilhada, garante um distanciamento e ventilação entre o tecido. (em razão da pandemia, a higiene é uma grande preocupação).

5. Há porta-copo/mamadeira, favorecendo o cuidado com a criança.

6. A caminha é leve e possui fino acabamento arredondado, sem rebarbas ou partes pontiagudas garantindo segurança. A montagem é feita totalmente por encaixe, sem necessidade do uso de ferramentas, parafusos, porcas ou sistemas de fixação que proporcionem risco à criança.

7. Por ser empilhável, permite uma boa utilização do espaço da sala de aula, ocupando o mesmo espaço que os antigos colchonetes.
8. As caminhas foram adquiridas para substituir os colchonetes, em todas as instituições.

9. A compra foi realizada segundo adesão à ata de uma empresa, com o aval do setor jurídico e controladoria do município.

10. As caminhas tem regulamentação do Inmetro.

11. A variação de preços é comum. Os preços podem variar, entre outros fatores, devido à data de cotação, disponibilidade no mercado e características do produto.

O Patos Notícias também procurou o Diretor de Suplementos da época, Álvaro Rocha, sobre como as camas foram adquiridas. Ele ressaltou que todos os dados estão no Portal de Transparência da Prefeitura de Patos de Minas.

Ele explicou que foram duas etapas, sendo a primeira compr através de atas de registro de preços junto a Prefeitura de Tatuí/SP, onde foi adquirido mil unidades. Já a segunda compra, de mil e quinhentas camas, foi da ata de registro de preços feita pelo Consorcio Intermunicipal Multifinalitário da Área da Sudene – CIMAMS.

 

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

6 Comentários
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Liliane
Liliane
21/05/2021 22:00

Ótima compra!!! Nossas crianças merecem!!! Nada mais higiênico e sem contar que as crianças não ficam no chão tomando friagem!!!!!

Eliete
Eliete
20/05/2021 12:43

Podem ser lindas, mas úteis elas não são.

Mary
Mary
20/05/2021 10:33

Correto, criança dormindo no chão é para pegar friagem. Ainda mais nessa época de frio. Muito bem.

GISELLE
GISELLE
20/05/2021 08:19

Parabéns pela iniciativa, de comprar as caminhas, tenho certeza que todas as mães que já levaram filhos para creche, ficariam felizes em saber que seu filho estaria dormindo nestas caminhas.

Nathalia
Nathalia
19/05/2021 22:41

Na verdade as mães das crianças também precisam cuidar dos filhos direito. Pega as crianças gripadas e até mesmo com febre e enfia na escola e a professora que se vira.
E incrível falar dos outros enquanto a culpa e dos pais que são poucos que zelam dos filhos.

Indiscreto
Indiscreto
19/05/2021 16:19

Parabéns à administração anterior, preocupada com as crianças. Uma pena que tem vereadores sem o que fazer e que ficam procurando defeito onde não tem. Vão trabalhar, criar Leia, buscar vacinas, ao invés de procurar onde não tem. Perderam meu voto!

A responsabilidade pelo comentário é totalmente de seu respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.