Insetos estão presentes em praticamente tudo que comemos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os pequenos animais são utilizados na fabricação dos corantes que são colocados nos alimentos industrializados.

Resultado de imagem para insetos comendo
Por exemplo, os corantes do chocolates são fabricados a partir de insetos.
Foto: Reprodução

Se você é um daqueles caras chatos, que reclamam e tem nojo de tudo, e nesse tudo eu incluo baratas, aranhas, lagartas (principalmente as cabeludas, aquelas que assustam), sinto te informar que você come insetos. É isso mesmo. Todos esses anos sem saber que sua repulsa por esses pequenos animaizinhos lhe é devolvida por uma simples refeição.
Mas você pode me perguntar: como eu como insetos? Nem os vejo no meu prato! E eu te repondo agora. A questão é que existe um corante, denominado Cochonilha, que provém da espécie Dactylopius coccus. Esses insetos medem de 3 a 5 milímetros de comprimento, são marrons ou amarelos, e se alimentam de seiva de cactos e plantas com alta umidade. São parentes próximos das cigarras e dos pulgões. Seu predador natural é a joaninha.
Numericamente falando, são necessários cerca de 70.000 insetos esmagados e fervidos para produzir apenas 450 gramas deste corante, então bilhões de insetos são criados e destruídos todos os anos. O Corante Cochonilha é utilizado também em tintas, corantes para roupas, cosméticos (xampus, batons, sombras). 
E se você já experimentou sorvetes, pudins, iogurtes, bolachas, bolos, geléias, gomas de mascar, sucos, licores, biscoitos e demais gostosuras de cor avermelhada ou rosada, já consumiu um pedacinho do inseto mexicano.
E nem se dá conta disso. Sabe por quê? Pelo simples uso do termo “corante natural”.
Então, por favor, pare com essa chateação e ouça sua mãe quando ela te disser que formigas são boas para os olhos porque tamanduás não usam óculos.

- Continua depois da publicidade -
INGRID LOHANE
19/03/2017

- Continua depois da publicidade -

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -