Inflação medida pela Fipe em São Paulo alcança 0,41% em agosto

Compartilhe!

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) fechou o mês de agosto com avanço de 0,41%, puxado pela alta dos preços no grupo de Habitação e Gastos com Despesa Pessoais. O resultado de agosto revela uma aceleração ainda maior do que o indicador do mês de junho, que fechou em 0,23%. Os dados foram divulgados hoje (4) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Segundo os dados divulgados, o avanço foi puxado pelo aumento de gastos com despesas pessoais, ou seja, com recreação e cultura, artigos de higiene, serviços pessoais, além de despesas pessoais diversas com consumo, registrando 1,29% no mês de agosto contra -0,14% em julho.

Os gastos no grupo de habitação, que envolvem desde o aluguel à manutenção dos serviços do domicílio, como gastos com água/esgoto e energia, embora tenha registrado inflação menor em julho (1,12% em agosto contra 1,26% em julho), ainda puxa o aumento no índice de preços de agosto em comparação ao mês de julho.

O aumento nos grupos citados acima compensou uma queda nos grupos relacionados ao consumo de alimentos, que registrou -0,49% no mês de agosto, e nos gastos com transporte, fechando com -0,42% no último mês.

O IPC é divulgado mensalmente pela Fipe, indicando a evolução no custo de vida na capital paulista das famílias que registram renda familiar entre 1 e 10 salários mínimos.

*Estagiário sob a supervisão de Alexssander de Paula Soares

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.