Patos de Minas 

Imagens impressionantes revelam dimensão da nova enchente

Corpo de Bombeiros alerta para riscos quanto às chuvas nos próximos dias.

Compartilhe!

O Rio Paranaíba já atinge 11 metros acima do nível nesta quinta-feira (10/02) e a previsão é de muita chuva nos próximos dias. Imagens aéreas captadas pelo Corpo de Bombeiros e as fotos feitas pela equipe do Patos Notícias mostram a dimensão da nova inundação.

Bairro Jardim Paulistano

Bairro Vila Rosa

Ponte do Arco

As chuvas de janeiro causaram muitos transtornos em Patos de Minas e as previsões apontam para níveis elevados de precipitação pluviométrica nos próximos dias.

O 12º Batalhão de Bombeiro Militar de Minas Gerais vem realizando constantes monitoramentos, visitando antecipar ações de remoção das famílias em áreas de risco e orientando a população quanto às condutas de segurança. Após visitas a moradores antigos da região ribeirinha e cruzamento de dados e informações anteriores, foi observado que a inundação de janeiro de 2022 atingiu a marca de aproximadamente 12,75 metros acima no nível normal. Foi estimado também que a inundação de 1992 teria chegado ao nível de 13,75 metros, 01 metro acima do registrado neste ano.

Dentre os dados levantados pelo Corpo de Bombeiros Militar em parceria com a Defesa Civil do município, foi verificado na estação meteorológica instalada no 12º BBM que no período de 31 de janeiro a 10 de fevereiro foi registrado o acumulado de 301 mm de chuva em Patos de Minas, só nos últimos 07 dias foram 226 mm.

Nessa quinta-feira (10) o nível do rio registrou, por volta de 11:30 horas, a marca de 11 metros acima do nível normal, tendo elevado cerca de 70 cm em 08 horas. Considerando a previsão de chuvas significativas para hoje e próximos dias, há expectativa que o nível de janeiro último seja atingido, requerendo antecipação nas ações de remoção de moradores e interdição de vias.

Diante destas previsões, o Corpo de Bombeiros Militar alerta a população, principalmente os moradores próximos das áreas de risco, Bairros Jardim Paulistano, Vila Rosa, Santa Luzia, Santa Terezinha, Nossa Senhora Aparecida, São José Operário, Coração Eucarístico e zona rural as margens do Rio Paranaíba para que de forma preventiva, evitando riscos a vida e bens, deixem de forma mais rápida e segura suas moradias, seguindo as orientações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

Como há risco também das estradas vicinais serem afetadas pela intensidade das chuvas, é importante que a população da zona rural antecipe a saída para locais seguros que não dependam de acesso por pontes ou vias já comprometidas.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.