Patos de Minas 

Imagens impressionantes revelam dimensão da nova enchente

Corpo de Bombeiros alerta para riscos quanto às chuvas nos próximos dias.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Rio Paranaíba já atinge 11 metros acima do nível nesta quinta-feira (10/02) e a previsão é de muita chuva nos próximos dias. Imagens aéreas captadas pelo Corpo de Bombeiros e as fotos feitas pela equipe do Patos Notícias mostram a dimensão da nova inundação.

Bairro Jardim Paulistano

Bairro Vila Rosa

Ponte do Arco

As chuvas de janeiro causaram muitos transtornos em Patos de Minas e as previsões apontam para níveis elevados de precipitação pluviométrica nos próximos dias.

O 12º Batalhão de Bombeiro Militar de Minas Gerais vem realizando constantes monitoramentos, visitando antecipar ações de remoção das famílias em áreas de risco e orientando a população quanto às condutas de segurança. Após visitas a moradores antigos da região ribeirinha e cruzamento de dados e informações anteriores, foi observado que a inundação de janeiro de 2022 atingiu a marca de aproximadamente 12,75 metros acima no nível normal. Foi estimado também que a inundação de 1992 teria chegado ao nível de 13,75 metros, 01 metro acima do registrado neste ano.

Dentre os dados levantados pelo Corpo de Bombeiros Militar em parceria com a Defesa Civil do município, foi verificado na estação meteorológica instalada no 12º BBM que no período de 31 de janeiro a 10 de fevereiro foi registrado o acumulado de 301 mm de chuva em Patos de Minas, só nos últimos 07 dias foram 226 mm.

Nessa quinta-feira (10) o nível do rio registrou, por volta de 11:30 horas, a marca de 11 metros acima do nível normal, tendo elevado cerca de 70 cm em 08 horas. Considerando a previsão de chuvas significativas para hoje e próximos dias, há expectativa que o nível de janeiro último seja atingido, requerendo antecipação nas ações de remoção de moradores e interdição de vias.

Diante destas previsões, o Corpo de Bombeiros Militar alerta a população, principalmente os moradores próximos das áreas de risco, Bairros Jardim Paulistano, Vila Rosa, Santa Luzia, Santa Terezinha, Nossa Senhora Aparecida, São José Operário, Coração Eucarístico e zona rural as margens do Rio Paranaíba para que de forma preventiva, evitando riscos a vida e bens, deixem de forma mais rápida e segura suas moradias, seguindo as orientações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

Como há risco também das estradas vicinais serem afetadas pela intensidade das chuvas, é importante que a população da zona rural antecipe a saída para locais seguros que não dependam de acesso por pontes ou vias já comprometidas.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.