IMA inicia coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos e de defensivos agrícolas vencidos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e a Ceasa Minas, realiza a partir desta segunda-feira (6/11), no entreposto da Ceasa Minas em Contagem (MG), coleta itinerante para o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos e de defensivos agrícolas vencidos.

Crédito: Divulgação/IMA

As embalagens serão entregues pelos produtores de hortifrutigranjeiros que comercializam no Mercado Livre do Produtor (MLP), naquela Ceasa. Os produtores deverão entregar as embalagens vazias obedecendo a tríplice lavagem, conforme determina a legislação. A coleta itinerante no MLP da Ceasa será realizada nos dias 6, 8 e 10 de novembro, de 8h às 14h.

- Continua depois da publicidade -

O Mercado Livre do Produtor (MLP) é um grande centro distribuidor de produtos hortigranjeiros em Minas, tendo comercializado em 2016 cerca de 595 mil toneladas destes produtos. Cerca de 2 mil produtores procedentes de 300 municípios vendem seus produtos no local.

A engenheira agrônoma da Gerência de Defesa Vegetal do IMA, Marcela Ferreira Lage, explica que a coleta itinerante vem sendo executada em vários municípios de Minas Gerais ao longo do ano e tem o objetivo de facilitar o acesso do produtor à devolução correta destas embalagens e dos agrotóxicos impróprios (vencidos), contribuindo para a retirada do passivo ambiental do campo, que poderia ser queimado ou jogado nos cursos d’água nas propriedades rurais, contaminando assim o meio ambiente. 

O IMA encaminhou correspondências aos produtores rurais da Região Metropolitana de Belo Horizonte para que participem entregando suas embalagens, facilitando o seu dia a dia. Caso contrário, teriam que ficar com estas embalagens até que a empresa responsável por aquele produto recolha o item. Este período de espera pode comprometer o meio ambiente com uma possível contaminação.

O IMA é o órgão responsável por fiscalizar, em Minas Gerais, o uso, armazenamento e comercialização de produtos de agrotóxicos. 


Problemas em visualizar essa matéria? Clique aqui e confira a íntegra.


Fonte: AGÊNCIA MINAS

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -