Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) estiveram em Patos de Minas e realizaram a Operação Bocaiúva, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). As fiscalizações aconteceram de segunda-feira (17/10) a quarta-feira (19/10) em diversos pontos da BR-365.
Segundo o PRF, Daniel Mota, a operação acontece em todo estado de Minas Gerais e tem como o principal objetivo, coibir crimes ambientais como o tráfico de animais. Recentemente, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu pássaros da fauna silvestre e madeiras ilegais.
O analista ambiental, Gustavo Athaíde, explicou que o IBAMA possui uma parceria com a PRF há muitos anos. Durante este período do ano, há maior incidência do transporte de animais silvestres, sendo a BR-365 a principal rota. Os animais são trazidos das regiões centro-oeste e nordeste para atender o mercado do sul e sudeste.
Gustavo explicou que o transporte ilegal de animais pode acarretar numa multa que varia entre R$ 500 a R$ 5 mil por animal, dependendo da espécie ser ameaçada de extinção ou não. Além disso, existe a infração criminal, cuja pena é de seis meses a um ano.
O analista ambiental também ressaltou sobre o combate ao transporte irregular de madeira. Ele explicou ainda que o IBAMA trata da infração administrativa e a polícia da infração criminal.
“É uma somatória de esforços para que a gente possa punir da forma mais eficiente o infrator”, ressaltou.
Durante a operação, vários veículos foram abordados. Um rapaz de 21 anos foi preso por suspeita de tráfico de drogas e corrupção de menores.
comentários
Erro no texto?
Clique e avise