HRAD terá 2º tomógrafo para atender pacientes da região

Com dois equipamentos em funcionamento, os exames serão feitos com maior rapidez.

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Foto: Fábio Marchetto

Em visita ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou a instalação de um novo tomógrafo para a unidade. “Ainda neste mês, o equipamento estará em funcionamento para ajudar nos atendimentos da região, já que o HRAD é referência para casos de traumas e urgências clínicas, como acidentes vasculares cerebrais (AVC), por exemplo. Com essa aquisição, teremos dois tomógrafos na unidade, já que o antigo passou recentemente por uma reforma”, explica.

O planejamento e o início do processo começaram há cerca de um ano, como explicou a presidente da Fhemig, Renata Dias. “A obra do tomógrafo foi planejada pelo secretário, quando esteve à frente Fhemig. O equipamento já havia sido comprado, demos continuidade à implementação e hoje estamos aqui concretizando um sonho há muito tempo esperado pela população”, diz.

A diretora do HRAD, Valéria Costa Queiroz, concorda que será uma grande contribuição para a qualidade do atendimento prestado aos usuários. “Nosso antigo equipamento já está com a vida útil comprometida e sozinho não suporta o volume de exames que realizamos, principalmente na urgência. Com um aparelho mais moderno, esperamos melhorar o fluxo dos atendimentos de forma considerável”, avalia.

Foto: Fábio Marchetto

Estratégico

O HRAD ocupa uma posição estratégica, com grande capacidade de resposta aos usuários. Mesmo assim, devido à escassez de outros prestadores na região e pelo fato de ser referência para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e nos atendimentos de alta complexidade, sua sobrecarga tem sido frequente nos últimos meses, principalmente por causa do dos casos da covid-19, que também são referenciados no hospital.

“Além de novos equipamentos, que contribuem para a qualidade e a agilidade da assistência, também trabalhamos com um Plano de Capacidade Plena Hospitalar (PCPH) específico para o HRAD, nos mesmos moldes do documento padrão da Fhemig,  que é um norteador para contingenciar e organizar a gestão de leitos e o fluxo hospitalar”, informou a diretora assistencial Lucineia Carvalhais. O PCPH entrou em implantação há 30 dias e já foi acionado na unidade.

Os gestores,  acompanhados pelo diretor clínico do HRAD, Alfredo Nakao, percorreram o hospital, visitaram os setores de atendimento aos casos de covid-19, as Unidades de Terapia Intensiva Adulto, neonatal e pediátrica, a maternidade (especializada em gestações de alto risco), entre outros locais. Ainda em Patos de Minas, o secretário, a presidente e a diretora da Fhemig participaram do lançamento da Santa Casa no município, ao lado do governador Romeu Zema, do prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, e de autoridades da região.

Perfil assistencial

O HRAD realiza atendimentos de média e alta complexidade e é referência regional em urgências e emergências, atendendo a cerca de 700 mil habitantes de 33 municípios circunscritos na macrorregião Noroeste. O hospital conta com UTI adulto e neonatal, além de maternidade de alto risco, e oferece atendimento nas áreas de clínica médica, clínica pediátrica, cirurgia geral, cirurgias oncológicas, ortopedia, bucomaxilofacial, neurologia e ginecologia e obstetrícia. O hospital ainda possui atendimento ambulatorial eletivo para pacientes de ortopedia, cirurgia geral, cirurgia plástica reparadora, ginecologia e obstetrícia, entre outros.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.